Logo CNA

SENAR/SC instala polo de apoio presencial da Rede e-Tec em Seara
Abre 57 0 946540002015150612221

Aula inaugural do Curso Técnico em Agronegócio aconteceu em três municípios

7 de março 2016
Por Senar

Para formar profissionais habilitados na aplicação dos procedimentos de gestão e de comercialização do agronegócio, iniciou no sábado (5/3), o Curso Técnico em Agronegócio em Santa Catarina, promovido pela Rede e-Tec Brasil no SENAR.

No Estado, a aula inaugural ocorreu em três polos instalados nos Sindicatos Rurais de Seara, São José e Fraiburgo. Dos 680 inscritos, participaram 120 alunos, sendo matriculados 40 em cada polo. A aula inaugural do quarto polo acontecerá neste sábado (12/3), em São Joaquim.

O curso proporciona a habilitação, com validade nacional, de técnico nível médio em Agronegócio pela modalidade de ensino a distância com carga horária total de 1.230 horas e duração de quatro semestres ou dois anos. As aulas práticas são ministradas em propriedades e agroindústrias parceiras na região.

Na modalidade semipresencial, o Curso Técnico em Agronegócio disponibiliza 80% das suas aulas via web. O restante da carga horária é reservado as aulas presenciais nos polos de apoio e visitas técnicas a propriedades rurais e agroindústrias, para que os alunos possam colocar em prática os novos conhecimentos.

Instalação do polo

Em Seara, além da aula inaugural, ocorreu a instalação oficial do polo de apoio presencial. A solenidade, conduzida pela prestadora de serviço em instrutoria Naidi Carmen Gabriel, foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Prestigiaram a solenidade alunos, autoridades locais e profissionais da imprensa.

Para o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, a instalação do polo representa uma semente plantada, que se regada, dará ótimos frutos. “Este desafio foi lançado pelo presidente da entidade José Zeferino Pedrozo, pois entende que o curso forma pessoas que possam conduzir com sucesso o agronegócio”, explicou ao observar que participam do curso um público jovem que somará ao setor, ao Sistema FAESC/SENAR e as cooperativas da região.

A prefeita de Seara, Laci Grigolo, agradeceu a oportunidade de acolher a região e proporcionar um espaço de aprendizado para o agronegócio. “Os jovens estão aproveitando essa oportunidade o que resultará em novas tecnologias. Avanço no setor e desenvolvimento para os municípios, pois o grande diferencial é a formação da população, que pode prosperar em sua atividade”, destacou.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Seara, Valdemar Zanluchi, o município se sente orgulhoso em receber o polo. “Ao final de 2017, gostaríamos de entregar o diploma para cada um, por isso perseverem”.

O presidente do Legislativo Municipal, Flávio Zolet, destacou que nunca é tarde para buscar o conhecimento, uma vez que o tamanho da propriedade não representa a magnitude do sonho. “O segredo do negócio está na dedicação”, complementou.

O aluno e empresário André Luiz Modesti, 24 anos, de Faxinal dos Guedes, optou pelo curso por ser semipresencial e pela facilidade de otimizar o tempo e conciliar com as atividades diárias. Por ser engenheiro florestal e trabalhar com os produtores rurais, aprovou a metodologia do curso, que proporcionará troca de experiências e benefícios a todos os participantes. “O agronegócio é um setor que crescerá, tem muito futuro, por isso temos que investir na qualificação”, complementou. Modesti possui uma empresa de serviço de colheita e tratamento de madeira com seis funcionários e uma propriedade rural de 14 hectares, com produção de morango, gado de corte, ovelhas e piscicultura.

Na solenidade de instalação do polo de Seara, o 1º vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Enori Barbiei, ministrou aula inaugural sobre sua trajetória de vida e perspectivas do agronegócio catarinense. Para Barbieri, o município de Seara foi privilegiado no oeste e terá uma grande oportunidade para o desenvolvimento do setor. “Estimativas revelam que em 2050 serão 10 bilhões de pessoas no mundo que demandarão mais alimentos. O Brasil tem condições de explorar área e produção para atender essa necessidade, mas para isso é preciso de pessoas qualificadas”, justificou.

Santa Catarina

Em território catarinense, o primeiro Curso Técnico em Agronegócio do SENAR iniciou suas atividades em março de 2015 com a abertura de três polos de apoio presencial em São José, Fraiburgo e São Joaquim. Em 2016, foi instalado o polo presencial em Seara.

Esta é a terceira seleção realizada pela Rede e-Tec Brasil no SENAR, desde o lançamento do Curso Técnico em Agronegócio em novembro de 2014. De lá pra cá, a rede, iniciada com 20 polos de apoio implantados em nove Estados, quase triplicou. Agora já conta com 58 polos espalhados por 19 Estados, onde são oferecidas mais de 3.000 vagas.

Assessoria de Comunicação SENAR/SC
www.senar.com.br

Matérias Relacionadas