Logo CNA

SENAR/SC inicia novas turmas do Programa Jovem Aprendiz Cotista em São Joaquim
03 15 0 541304002015150612221

O curso é o de supervisor agrícola

8 de março 2016
Por Senar

Para promover a formação técnico-profissional metódica visando à inserção de adolescentes e jovens no mercado de trabalho, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC) iniciou nesta segunda-feira (7) três novas turmas do Programa Jovem Aprendiz Cotista, no município de São Joaquim.

Duas turmas participam do novo curso “Aprendizagem Rural – Supervisão Agrícola”, que possui 800 horas, sendo 400 horas teóricas e 400 horas de prática profissional. Os aprendizes serão habilitados a acompanhar as supervisões de uma equipe de trabalhadores agropecuários no campo, principalmente no ramo da fruticultura, e auxiliarão no planejamento das atividades e no controle de qualidade e produtividade agropecuária.

O conteúdo do curso abrange integração no trabalho; informática básica; gestão corporativa; comunicação oral e escrita; cidadania; matemática aplicada; segurança, saúde e higiene; princípios da gestão da qualidade; sistema de plantio e implantação de culturas; manejo das culturas; fitossanidade (monitoramento); operação e manutenção de equipamentos; tecnologia de aplicação de agrotóxicos; colheita, transporte, armazenamento e conservação.

Uma turma participa do curso “Aprendizagem Rural – Auxiliar Administrativo e Financeiro”, que possui 960 horas, sendo 480 horas teóricas e 480 horas de prática profissional e duração de até dois anos, tendo como objetivo formar auxiliares administrativos e financeiros que atuarão nas empresas e propriedades rurais com a execução de processos administrativos.

Neste curso, os participantes aprendem sobre integração no trabalho; informática básica; gestão corporativa; comunicação oral e escrita; cidadania; matemática aplicada; segurança, saúde e higiene; informática avançada; operações comerciais e financeiras; atendimento ao cliente; noções de administração de pessoal; matemática financeira e estatística; princípios da gestão da qualidade e contabilidade básica.

Ao todo são 81 aprendizes que participam de atividades compatíveis com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico, visando cumprir efetivamente os três pilares do processo de aprendizagem (escola, trabalho e formação profissional) dentro dos princípios da proteção e integração ao adolescente. O presidente da FAESC e do Conselho Administrativo do SENAR/SC, José Zeferino Pedrozo, realça que o programa prepara jovens para o mercado de trabalho, com alto nível de conhecimento e condições de desenvolver excelentes funções. “Acima de tudo, formamos jovens cidadãos, comprometidos com a comunidade rural, contribuindo para o fortalecimento do campo”, salienta.

O SENAR/SC e o Sindicato Rural de São Joaquim disponibilizam a estrutura física e pedagógica para a parte teórica do programa, com professores pós-graduados e profissionais qualificados, enquanto que as empresas empregadoras são responsáveis pela prática profissional.

Assessoria de Comunicação do SENAR-SC
www.senar.com.br