Logo CNA

SENAR-RS seleciona quatro finalistas para CNA Jovem etapa nacional
Finalistas cnaj rs 0 483952002015150611531

Projetos abordaram comunicação estratégica no meio rural, conservação dos solos, evasão de mão de obra no campo e gestão ambiental

20 de junho 2016
Por Senar

Encerrou neste sábado (18/6) a etapa do CNA Jovem no Rio Grande do Sul. Quatro projetos destacaram-se e representarão o estado em Brasília, na etapa nacional do programa. A iniciativa é realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e, no Rio Grande do Sul, foi promovida em parceria com o Sistema Farsul e Sindicatos Rurais.

Os jovens Camila Telles, Fernanda Gehling, Mariana de Oliveira e Milton Borges abordam temas como a comunicação estratégica, conservação dos solos, evasão de mão de obra no meio rural e a gestão ambiental.

Camila, formada em Relações Públicas, desenvolveu um projeto sobre a comunicação sendo utilizada de forma estratégica, valorizando o agronegócio e fortalecendo o relacionamento entre produtores, sindicatos rurais e a sociedade. O trabalho, realizado em Cruz Alta, pode ser adaptado a qualquer região. “A comunicação é uma área dentro do setor do agronegócio que merece mais atenção. Eu foquei a pesquisa na minha região, mas ela pode ser realizada em qualquer cidade e Estado. O CNA me deu a motivação que eu precisava para por em prática este trabalho, fazendo com que ele possa ser compartilhado com produtores e sindicatos rurais de todo o país”.

Entender e buscar soluções para conter a falta de mão de obra no meio rural na região de Camaquã foi o que levou Fernanda a participar do CNA Jovem. “Hoje em dia há uma alta rotatividade no trabalho do campo. Quais os fatores que impedem os trabalhadores de morarem na fazenda? Quais são as necessidades deste trabalhador? Com o apoio do SENAR-RS foi possível aumentar a amostragem, resultando em dados mais precisos, permitindo buscar soluções que possibilitem que o trabalhador fique no campo por mais tempo, mantendo a qualidade de vida que teria no centro urbano”.

Em acordo com a Lei nº12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Mariana analisou a implementação do gerenciamento de resíduos sólidos no campo, na região de Palmeiras das Missões. “Em um primeiro momento, quando fala-se da gestão ambiental, alguns produtores ficam desconfiados, mas iniciando o trabalho de cadastro ambiental e mostrando que o projeto é um auxílio à produção, resultando em benefício não só ambiental, mas também nos custos, temos um retorno positivo dos produtores e dos sindicatos rurais”.

Buscando aliar seus conhecimentos em gestão ambiental com o agronegócio, Milton Borges estabeleceu uma parceria entre os produtores, sindicatos rurais e o âmbito acadêmico. “Com o projeto, agora implementado pela Unipampa de São Gabriel, é possível aproximar estes produtores com a universidade, aumentando o conhecimento de mecanismos de gestão, reduzindo o impacto ambiental, aumentando práticas de conservação do solo e, consequentemente, aumentando também a renda destes produtores rurais”.

Inovação no meio rural

É possível destacar, nos projetos selecionados, a preocupação em tratar de temas pertinentes ao meio rural, de forma competente e inovadora. Os trabalhos abordam a forma como o agronegócio se relaciona com a sociedade, buscando soluções para os questionamentos por meio de ações positivas.

O superintendente do SENAR-RS, Gilmar Tietböhl, ressaltou o trabalho do grupo e as competências utilizadas no desenvolvimento de cada projeto. “É fundamental conhecer o assunto que se vai abordar e, desta forma, os trabalhos apresentam uma alta qualidade, demonstrando o engajamento no meio rural e a preocupação com este setor. As ações selecionadas são muito positivas e com potencial para gerarem frutos”.

Para o gestor do CNA Jovem no Estado e chefe da Divisão de Inovação e Ações Especiais do SENAR-RS, Taylor Guedes, a seleção dos jovens para a etapa estadual foi fundamental para o bom resultado do trabalho. “Por meio de indicações da Farsul e dos sindicatos rurais, foi possível reunirmos jovens envolvidos com as questões de suas regiões. Cada um trouxe um desafio e a partir daí, conseguimos lapidar as ideias, tornando-as viáveis para a sua região. Buscamos durante todo o trabalho utilizar uma metodologia de fácil aplicação, que estes jovens possam utilizá-la em seus projetos futuros, sejam eles de liderança ou na sua profissão”.

Grupo que participou da fase gaúcha do CNA Jovem

Sobre o CNA Jovem

O CNA Jovem tem como foco preparar jovens de todo o País para impulsionar ainda mais o setor empresarial rural. A fase nacional acontecerá em Brasília, onde serão realizados quatro encontros, cada um com uma temática principal: propósito de liderança (8 a 10 de julho), diferencial do líder (19 a 21 de agosto), empreendedorismo (14 a 16 de outubro) e comunicação (25 a 27 de novembro).

É realizado no Rio Grande do Sul em parceria com o Sistema Farsul e Sindicatos Rurais. A iniciativa é dirigida para jovens com idade entre 22 e 30 anos, com formação superior e que já tenham liderado algum tipo de ação em suas regiões de origem. Durante a capacitação, os participantes são instigados a trabalhar sobre questões de relevância para o segmento rural e à sociedade. Todos eles foram selecionados através de processo seletivo, que avaliou seus vídeos encaminhados onde apresentavam propostas e soluções a demandas de suas regiões de origem.

Assessoria de Comunicação Sistema SENAR-RS
www.senar-rs.com.br
Fotos: Alessandra Bergmann

Matérias Relacionadas