Logo CNA

SENAR/RS registra crescimento na procura por educação para o meio rural em 2017
Ncr dsc06067 2 0 35490900 1515060778

Saúde, gestão e educação foram três áreas marcantes de atuação do SENAR/RS em 2017

6 de dezembro 2017
Por Senar

Saúde, gestão e educação foram três áreas marcantes de atuação do SENAR/RS em 2017. Do início do ano até 25 de novembro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Rio Grande do Sul contabilizou 154.332 pessoas atingidas por suas ações, seja como participantes de palestras, oficinas, seminários, cursos ou programas, um crescimento de 1,4% em relação ao ano anterior.

Dentre os programas com o maior crescimento neste ano estiveram o Negócio Certo Rural (142,41% de aumento no número de propriedades), Boas Práticas Agropecuárias para bovinos de corte, com aumento de 239,73% no número de propriedades participantes, programa Sol Rural, que contou com 19 turmas em contraste com as 9 oferecidas no ano passado e Empreendedor rural (67,46% mais propriedades).

De acordo com o superintendente do SENAR/RS, Gilmar Tietböhl, o aumento da procura por estes cursos evidencia o interesse do produtor rural de buscar melhorias na gestão das propriedades: “promover uma administração cada vez mais profissional, que foca não apenas no aumento da produtividade, mas também na sustentabilidade e no aspecto social é algo que tem sido valorizado pelos alunos, que conseguem implantar mudanças com planejamento e orientação”.

Alinhado com o tema de profissionalização da gestão rural, o ano de 2017 marcou a inauguração de um novo Polo da Rede E-Tec em São Sepé, em que é realizado o Curso Técnico em Agronegócio, que acontece com 20% de aulas na modalidade presencial. É o segundo polo inaugurado no Estado. Atualmente, 168 alunos estão matriculados no curso e a primeira turma do Polo de Cruz Alta está concluindo seus trabalhos e deverá se formar no primeiro semestre de 2018.

Ações relacionadas à saúde também foram intensas no ano de 2017. Destaque para o programa Agrinho, que somou mais de 9 mil textos e desenhos recebidos sobre saúde. Foi o maior número de trabalhos recebidos desde o início do programa, com um aumento de 24% em relação ao ano anterior. O Programa Alfa, que promove a alfabetização de adultos no meio rural também registrou um aumento na procura, com um incremento de 9% no número de alunos atendidos.

Ações em 2018

Entre as ações planejadas para o próximo ano, o SENAR/RS pretende contribuir para ampliar as oportunidades de pesquisa, em parceria com o governo do Estado, no espaço da Fepagro em Caxias do Sul. Serão utilizados recursos para adquirir estufas de alta tecnologia, instalar parreirais modelo, reformar e colocar dentro das normas vigentes a agroindústria para a realização de pesquisas. O SENAR-RS também planeja ampliar a estrutura da Rede Etec, com a criação de novos polos no interior do Estado. E na área da saúde, um projeto com o Imama vai ajudar a encaminhar mulheres do meio rural de Porto Alegre ao exame necessário para prevenção do câncer de mama.

Assessoria de comunicação SENAR/RS

Matérias Relacionadas