Rio Grande do Sul

03/12/2019

SENAR-RS promove oficinas e palestras na Tecnovits

Fonte: ASSCOM SENAR-RS

Feira dedicada à cadeia da uva ocorre entre os dias 4 e 6 de dezembro em Bento Gonçalves.

O SENAR-RS estará presente na Tecnovitis, feira que reúne produtores, fornecedores e profissionais da cadeia produtiva da uva. Gratuito e sem necessidade de inscrição prévia, o evento ocorre entre os dias 4 e 6 de dezembro no Hotel Villa Michelon, em Bento Gonçalves-RS. A realização é do Sindicato Rural da Serra Gaúcha.

Em sua terceira edição, a feira possibilita o contato dos produtores de uvas para vinho, sucos, espumantes e uvas de mesa com novas tecnologias, equipamentos e produtos da viticultura. Também serão realizadas palestras, demonstrações técnicas à campo e exposição de produtos e serviços para o setor. 

No estande do SENAR-RS, haverá palestras e oficinas abertas ao público. A Oficina de Nota Fiscal Eletrônica e a Oficina Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas ocorrem nos três dias do evento. Ambas serão ministradas às 11h nos dias 4, 5 e 6, e às 13h30min e 15h30min nos dias 4 e 5. Para participar, basta ir até o estande. O público-alvo, explica o engenheiro agrônomo e técnico em Formação Profissional Rural do SENAR-RS, Henrique Kuhn Massot Padilha, é formado por produtores rurais, mas estudantes e demais interessados também podem participar. A oficina sobre Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas terá atividades práticas sobre regulagem de pulverizadores, como minimizar a deriva de defensivos agrícolas e o uso correto de EPI (Equipamento de Proteção Individual). Também serão realizadas palestras, no dia 4, o tema será Gestão na Propriedade Rural - Rastreabilidade, no dia 5, será abordada a Tecnologia do Cultivo da Videira e, na sexta-feira, Diversificação na Propriedade: Agroindústria. Todas têm previsão de início às 8h. 

Um dos momentos mais importantes da participação da entidade na Tecnovitis será a entrega de certificados do Programa BPA UVA (Boas Práticas Agrícolas para Uva), realizado pelo SENAR-RS em parceria com o IBRAVIN através do UVA para processamento (PAS) - Programa Alimentos Seguros. A cerimônia será realizada às 10h30min do primeiro dia de feira. Receberão os certificados do BPA UVA 192 produtores e, do PAS UVA, 159 produtores. "É um ponto marcante de reconhecimento e valorização do produtor que se dedicou e acompanhou o programa durante meses", comenta Padilha.


Veja também