Logo CNA

SENAR Rio Grande do Norte atualiza técnicos do programa Sertão Empreendedor
Dsc 0038 2 0 529035002015150611891

Capacitação acontece esta semana, em Natal

26 de abril 2016
Por Senar

Técnicos do programa Sertão Empreendedor, uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) com o SEBRAE, estarão reunidos esta semana na sede do SENAR Rio Grande do Norte, em Natal, para uma reciclagem e a entrega técnica de um software que auxiliará no monitoramento das propriedades visitadas.

Camila Xavier Costa, engenheira agrônoma do SENAR Central, em Brasília, é quem ministra a disciplina de Assistência Técnica e Gerencial na Metodologia SENAR para os técnicos do programa Sertão Empreendedor.

Como os participantes locais já receberam a capacitação, a tarefa dela é realizar uma reciclagem de 20 horas a fim de igualar o nível de conhecimento entre todos os 28 participantes. A partir desta quarta-feira (27), inicia uma nova turma. Os trabalhos se encerram na sexta-feira (29).

O Sertão Empreendedor atua nas mais diversas cadeias do agronegócio como fruticultura, ovinocaprinocultura, bovinocultura de leite e de corte. Camila explica que, independentemente da cadeia produtiva, a metodologia da assistência técnica e gerencial do SENAR se aplica a qualquer um desses segmentos.

A instrutora lembra que o foco do SENAR são as capacitações técnicas continuadas. Ao receber a visita de um técnico mensalmente, o produtor é orientado a gerir sua propriedade adequadamente para obter renda com o que existe na propriedade e, principalmente, calcular seus custos de produção.

“Não temos a pretensão de gerar uma dependência, mas ao longo de dois anos – período de funcionamento de cada programa – é fundamental que o agricultor passe a caminhar com as próprias pernas e se transforme num cliente da assistência técnica", explica. E acrescenta: “Como não é possível e nem desejável bancar esses produtores indefinidamente, emancipá-los é a saída para que novos produtores possam usufruir da orientação gratuita”.

Assessoria de Comunicação do SENAR-RN
www.senarrn.com.br

Matérias Relacionadas