SENAR Rio Grande do Norte atualiza técnicos do programa Sertão Empreendedor
Capacitação acontece esta semana, em Natal
Técnicos do programa Sertão Empreendedor, uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) com o SEBRAE, estarão reunidos esta semana na sede do SENAR Rio Grande do Norte, em Natal, para uma reciclagem e a entrega técnica de um software que auxiliará no monitoramento das propriedades visitadas.
Camila Xavier Costa, engenheira agrônoma do SENAR Central, em Brasília, é quem ministra a disciplina de Assistência Técnica e Gerencial na Metodologia SENAR para os técnicos do programa Sertão Empreendedor.
Como os participantes locais já receberam a capacitação, a tarefa dela é realizar uma reciclagem de 20 horas a fim de igualar o nível de conhecimento entre todos os 28 participantes. A partir desta quarta-feira (27), inicia uma nova turma. Os trabalhos se encerram na sexta-feira (29).
O Sertão Empreendedor atua nas mais diversas cadeias do agronegócio como fruticultura, ovinocaprinocultura, bovinocultura de leite e de corte. Camila explica que, independentemente da cadeia produtiva, a metodologia da assistência técnica e gerencial do SENAR se aplica a qualquer um desses segmentos.
A instrutora lembra que o foco do SENAR são as capacitações técnicas continuadas. Ao receber a visita de um técnico mensalmente, o produtor é orientado a gerir sua propriedade adequadamente para obter renda com o que existe na propriedade e, principalmente, calcular seus custos de produção.
“Não temos a pretensão de gerar uma dependência, mas ao longo de dois anos – período de funcionamento de cada programa – é fundamental que o agricultor passe a caminhar com as próprias pernas e se transforme num cliente da assistência técnica", explica. E acrescenta: “Como não é possível e nem desejável bancar esses produtores indefinidamente, emancipá-los é a saída para que novos produtores possam usufruir da orientação gratuita”.
Assessoria de Comunicação do SENAR-RN
www.senarrn.com.br