Logo CNA

SENAR realiza primeira turma de Operação de Guindauto Munck no Alto Paranaíba
20170525170821 fileid guindauto 1 0 403991002015150609321

O curso visa atender às novas demandas de quem trabalha no meio rural

26 de maio 2017
Por Senar

Funcionários de três fazendas no município de Serra do Salitre foram os primeiros na região do Alto Paranaíba a realizar o curso de Operação de Guindauto Munck. O curso foi iniciado pelo SENAR Minas em abril, para atender às novas demandas de quem trabalha no meio rural.

Conforme o coordenador de Formação Profissional Rural (FPR) do SENAR Minas, Luiz Ronilson Araújo Paiva, este curso foi estruturado para atender o grande aumento do uso deste equipamento nas empresas rurais para movimentação de cargas em embalagens e/ou recipientes de maior volume, tais como adubos, grãos, peças pesadas, etc. “Devido a inúmeros procedimentos de segurança, a operação do Guindauto Munck requer conhecimentos específicos no seu manuseio”, alerta o coordenador.

O curso foi realizado na Fazenda São Manoel, a 10 quilômetros de Serra do Salitre. O proprietário da fazenda, José Antônio Martins Vitral, começou a produzir café na região há 30 anos. Faz investimentos constantes em tecnologia e vê a produtividade aumentar a cada ano. Parte da produção fica no Brasil, e o restante vai para o exterior. “A capacitação do SENAR foi muito importante, porque alertou os funcionários dos riscos da profissão. Eles passaram a se preocupar mais com a segurança de si mesmos e dos outros, já que lidam com máquinas de grande porte”.

Os participantes têm teoria e prática no curso. “Na parte teórica, eles veem sobre a legislação pertinente à operação de máquinas e equipamentos segundo as normas do Ministério do Trabalho. Na prática, fazem o reconhecimento da montagem e funcionamento da máquina, dos limites operacionais, treinam manobras seguras com cargas suspensas, são alertados dos riscos ao operador e aos demais colegas que estão nas proximidades, e aprendem a operação correta da máquina de forma a evitar danos e prejuízos”, detalha o técnico em Segurança do Trabalho e instrutor Paulo Calazans Filho.

Assessoria de Comunicação do SENAR/MS
www.senarms.org.br