Logo CNA

Tocantins

SENAR realiza curso de Cozinha Rural pela primeira vez em São Valério
694345bb 4e38 4e83 9dc6 15481b332ec3

2 de julho 2021

Por: ASCOM SISTEMA FAET/SENAR/TOCANTINS

Oportunidade de formar empreendedoras para atuarem no mercado de trabalho proporcionando um giro positivo para a economia local.

O curso de “Cozinha Rural - Planejamento, Higiene e Conservação de Alimentos” do SENAR, vai além da fabricação de produtos. O objetivo é proporcionar condições para que as participantes possam trabalhar com os frutos da região, preservando o alimento processado por mais tempo e trazendo alternativas para o cardápio da família, além da possível comercialização.

Pela primeira vez em São Valério, a iniciativa do Senar em parceria com a Prefeitura local atraiu mãe e filha. As alunas Marizita de Almeida e a filha dela Tânia Maria Jesus Mariano, fizeram o curso juntas, de olho nas possibilidades que poderão surgir de agora em diante. “Eu tinha um sonho de aprender a fazer um pão de queijo diferente e através desse curso, aprendi a fazer um pão de queijo incrível, feito de massa de mandioca. Fica uma delícia”, destacou a mãe-aluna. A filha também tem planos para aproveitar melhor a matéria prima que tem disponível no lugar onde moram: a mandioca. Ela também pretende comercializar nos festejos que acontecem na região: “Agora vamos pôr em prática o que aprendemos pra ter uma renda a mais pra nossa família”, comemorou.

Além do pão de queijo de mandioca, as agricultoras também aprenderam fazer torta salgada de abóbora, tempero de gergelim e pão de queijo de batata doce. De acordo com a instrutora Patrícia de Oliveira, a capacitação tem o poder de aumentar as perspectivas de renda e, consequentemente, contribuir para a melhoria da qualidade de vida das trabalhadoras. “As alunas ficaram encantadas porque sempre chegam com uma visão micro do curso e depois descobrem que aprenderam mais do que fazer produtos, mas também sobre custos, comercialização e negociação da produção”, destacou.


MAIS SENAR

Para saber mais informações relacionadas ao agro e também sobre os cursos do SENAR acesse nosso site: www.senar-to.com.br

Matérias Relacionadas