Logo CNA

SENAR prorroga inscrições para as capacitações do Projeto ABC Cerrado
Abc cerrado 0 527455002015150611961

Produtores e técnicos que quiserem se capacitar podem se inscrever até o dia 30 de abril

11 de abril 2016
Por Senar

Produtores e técnicos que desejam participar das capacitações do Projeto ABC Cerrado ainda podem se inscrever. As inscrições foram prorrogadas e estão abertas até o próximo dia 30 de abril. Os interessados precisam preencher uma ficha disponível no endereço http://bit.ly/1QiXIaB . As vagas são limitadas.

“Esse é o momento dos produtores rurais e técnicos fazerem a sua inscrição. No nosso site estão disponíveis todas as informações e critérios para participar. É importante ressaltar que as Regionais do SENAR continuam promovendo seminários de divulgação e sensibilização”, declara o coordenador técnico do ABC Cerrado, Mateus Tavares.

Os cursos são gratuitos e o participante poderá escolher uma das quatro tecnologias sustentáveis de produção para ser capacitado: Recuperação de Pastagens Degradadas, integração Lavoura-Pecuária-Floresta, Sistema Plantio Direto e Florestas Plantadas. Os treinamentos têm carga horária de 56 horas, divididos em quatro encontros.

É importante destacar que a conclusão de uma das capacitações é pré-requisito para receber a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) gratuita do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). A expectativa é que até o final do primeiro semestre de 2016 sejam capacitados, aproximadamente, 4.200 produtores e técnicos.

Projeto ABC Cerrado

Ação conjunta do SENAR, do Ministério da Agricultura e da Embrapa, o Projeto ABC Cerrado difunde e incentiva a adoção de práticas sustentáveis para a redução das emissões de gases de efeito estufa e sensibiliza o produtor para que ele invista na sua propriedade para impulsionar produtividade e renda, mantendo o meio ambiente preservado. O SENAR é responsável pela formação profissional dos produtores nas tecnologias e pela assistência técnica e gerencial de propriedades rurais, com recursos do Programa de Investimentos em Florestas (FIP, sigla em inglês) – administrados pelo Banco Mundial, que doou US$ 10,6 milhões para a execução do projeto.

O ABC Cerrado atende oito Estados do Bioma Cerrado (Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Bahia, Piauí, Minas Gerais e o Distrito Federal), num período de três anos, com a promoção de quatro processos tecnológicos: recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, sistema plantio direto e florestas plantadas. Ao todo, 12 mil produtores rurais vão receber capacitação e, desse total, 1.600 propriedades - nos Estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Mato Grosso do Sul - receberão, também, assistência técnica.

Saiba mais sobre o ABC no SENAR acessando nosso blog www.abcsenar.wordpress.com

Assista ao vídeo:

Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-4141
www.senar.org.br
www.facebook.com.br/SENARBrasil
www.twitter.com/SENARBrasil
www.canaldoprodutor.tv.br