Logo CNA

Paraná

SENAR-PR inicia avaliação de egressos do JAA
JAA 1 630x420 191111 160408

12 de novembro 2019

Por: Comunicação Social - Sistema FAEP/SENAR-PR

Em 2019, o SENAR-PR deu início à avaliação dos egressos do Programa Jovem Agricultor Aprendiz (JAA). O objetivo deste processo avaliativo é colher informações para tomada de futuras decisões e implantação de inovações pertinentes ao programa que já formou mais de 40 mil jovens.

Segundo a técnica, Regiane Hornung, do Sistema FAEP/SENAR-PR, a meta é compilar e atualizar os dados dos ex-alunos do programa. “Nós queremos saber onde estão os egressos do JAA, o que estão fazendo e como o programa contribuiu para escolhas profissionais e pessoais destes jovens”, explica.

A avaliação do JAA está formatada em cinco etapas: avaliação de egressos do ano de 2018 apenas do módulo “Preparando para Gestão”, aplicação de pesquisa com os diretores das escolas que disponibilizam o local para as aulas do programa, aplicação de pesquisa com os pais de alunos, os sindicatos rurais e/ou parceiros que mobilizam turmas de JAA e, a etapa atual, que consiste na avaliação de egressos dos anos 2005 a 2017.

Esta última etapa está sendo realizada a distância em formato de pesquisa online. Os egressos de 2005 a 2017 podem responder o questionário acessando o link: http://bit.ly/pesquisajaa.

O questionário é simples, com 18 perguntas, mas fundamental para a continuidade e, principalmente, melhoria do Programa Jovem Agricultor Aprendiz, do SENAR-PR.

JAA

O JAA possui uma etapa inicial com 144 horas de duração distribuídas em encontros semanais com duração de oito horas, envolvendo conhecimentos básicos nas áreas de agricultura e pecuária. Ainda, a capacitação traz conhecimentos e competências que irão acompanhar os egressos por toda a vida, como comunicação, liderança, trabalho em equipe e cidadania. Após esta fase, os jovens passam por uma etapa específica, com duração de 104 horas, na qual focam os conhecimentos em uma atividade do meio rural: Pecuária Leiteira, Fruticultura, Mecanização, Agricultura Orgânica, Olericultura e Cana-de-Açúcar.

Matérias Relacionadas