Logo CNA

SENAR/PE qualifica jovens para o mercado de trabalho
Img 2431 0 636028002015150611831

Programa Jovem Aprendiz capacitou jovens do município Vitória de Santo Antão

3 de maio 2016
Por Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (SENAR/PE) formou na última sexta (29), uma turma do Programa Jovem Aprendiz, no curso Aprendizagem Rural, no município Vitória de Santo Antão. A iniciativa foi executada em parceria com a Companhia Alcoolquímica Nacional.

Os 32 formandos contaram com 960 horas de aulas, destas, 480 horas foram de conteúdo teórico e mais 480 destinadas ao treinamento prático. Para a realização do curso, o SENAR/PE disponibilizou toda a estrutura pedagógica, com instrutores qualificados, fardamento e material didático gratuito. Já a Companhia Alcoolquímica, cedeu o espaço físico onde aconteceram as aulas.

A supervisora de Treinamentos, Vânia Bacelar destacou que o programa oferece um alto nível de conhecimento sobre gestão administrativa e financeira. A visão de mercado é o diferencial desses profissionais. “Concluímos mais uma turma de adolescentes comprometidos com o meio rural, contribuindo, sobretudo, para o desenvolvimento socioeconômico do campo”, enfatizou.

Uma das participantes foi Morgana Roberta. A jovem de 20 anos comemorou a conclusão e disse estar apta para atender as expectativas do mercado de trabalho “É um curso que nos dar a oportunidade de crescer na ética profissional e amadurecer enquanto pessoa. Isso somado ao convívio diário com os profissionais da empresa é um pontapé inicial fundamental para a nossa carreira”, declarou.

Conteúdo

No curso Aprendizagem Rural, os alunos aprenderam sobre relações humanas e trabalho em equipe; informática básica; relações de trabalho; segurança, saúde e higiene; cidadania; matemática básica; crédito e finanças pessoais; atividade da empresa e atendimento ao cliente; informática avançada; rotinas de departamento de pessoal; matemática comercial; planejamento do tempo; matemática financeira; comunicação assertiva/português instrumental; noções de contabilidade e organização de documentos e arquivos.

Novos cursos

Os interessados em participar do curso como aprendiz poderão entrar em contato com o Sindicato Rural do município para que sejam incluídos na lista de interessados, repassada às empresas empregadoras como sugestão, pois elas são responsáveis pelo recrutamento e seleção dos aprendizes, de acordo com os seguintes critérios: ter idade entre 14 anos completos e 24 anos incompletos até o final do curso (a idade máxima não se aplica à pessoa com deficiência); estar cursando o Ensino Fundamental ou Ensino Médioe ser, preferencialmente, filho (a) de trabalhador (a) ou produtor (a) rural de famílias de baixa renda.

Assessoria de Comunicação do SENAR-PE
www.senarpe.com.br