Logo CNA

SENAR Paraíba realiza o primeiro Útero é Vida de 2016 no sertão
Palestra utero brejo 0 803560002015150611851

O município de Brejo dos Santos há 445 quilômetros da capital foi o contemplado

2 de maio 2016
Por Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (SENAR-PB) promoveu na última semana a primeira ação deste ano do programa Útero é Vida na região do sertão paraíbano. O evento mobilizado pelo Sindicato dos produtores rurais de Catolé do Rocha foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Arão Teodomiro de Sousa, em Brejo dos Santos, e reuniu cerca de 150 mulheres que fizeram o exame de prevenção ao câncer de colo de útero, o papanicolau.

Em parceria com a Prefeitura municipal de Brejo dos Santos, o SENAR Paraíba proporcionou um mutirão para realização de exames e atividades que pudessem incentivar as mulheres a continuarem se cuidando, como o Espaço da beleza, onde elas puderam fazer serviços de corte, tintura de cabelo, manicure e pedicure; Rua do lazer, local onde as mulheres deixavam as crianças para participar de atividades educativas e recreativas, enquanto faziam os exames; além de café da manhã, almoço e realização de palestras informativas sobre como se prevenir da doença, higienização e cuidados com a saúde da mulher.

Ivanilda Altina da Silva, do sítio Timbaubinha, revelou que faz o papanicolau todos os anos e começou a prevenção desde muito nova. “Eu achei a palestra muito boa, esclarecedora. Tinha muita coisa na palestra que não sabíamos, então, foi muito bom ter participado. É bom estar por dentro de tudo, é melhor do que passar muito tempo sem fazer o exame e ter uma surpresa desagradável. Tem que aproveitar esta oportunidade e fazer todos os anos, assim como eu faço”, revelou.

Gestora do programa, Véra Figueirêdo, com participantes.

Com a intenção de reduzir os casos de câncer de colo de útero nas mulheres da zona rural e incentivar a conscientização nos municípios mais distantes do estado, o SENAR Paraíba já realizou 16 edições do Útero é Vida e alcançou 1.939 mulheres, nos anos de 2010, 2011, 2015 e 2016. Para o superintendente da entidade, Sérgio Martins, o objetivo é atender o maior público possível. “Com este Programa queremos chegar ao maior número de mulheres da zona rural. Sabemos da dificuldade que elas possuem para ter acesso à saúde, então, nossa instituição pretende, através destes mutirões, fazer a conscientização destas comunidades rurais”, disse.

Já Elvirene de Lima, sempre procura fazer o preventivo. Segundo ela, todos os anos faz o papanicolau, inclusive já tinha feito em 2016, mas não perdeu a oportunidade também de participar do mutirão e fazer as atividades do Espaço da beleza. “É a única maneira de sabermos se estamos com alguma doença, já faço há 22 anos este exame”. Ela ainda complementou “sobre a palestra que assistimos vi que muitas pessoas tiraram muitas dúvidas, não fiz nenhuma pergunta por que sou curiosa e gosto sempre de ver informações na internet.”, falou. Elvirene já tinha participado de outros eventos deste tipo, mas nunca com a realização dos exames de prevenção voltados para mulheres da zona rural. Durante a entrevista ela não perdeu tempo e já estava na fila do Espaço da beleza para cortar os cabelos.

Para a gestora do Programa Útero é Vida do SENAR Paraíba, Véra Figueirêdo, o resultado é gratificante. “É um trabalho muito árduo, fazemos o planejamento, conversamos com as Prefeituras municipais, articulamos tudo com os Sindicatos dos produtores rurais, mas quando vemos tudo acontecer, o resultado é maravilhoso. Temos orgulho de escutar o retorno positivo delas durante o mutirão e isto é o que nos impulsiona a sempre continuar”, revelou Véra.

Assessoria de Comunicação do SENAR Paraíba
www.senarpb.com.br