Logo CNA

SENAR/MT vai lançar 20 novos treinamentos neste ano
29012016024639web11 0 993084002015150612431

29 de janeiro 2016
Por Senar

Para atender à necessidade de capacitação da mão de obra dos produtores e trabalhadores rurais que atuam nas 15 principais cadeias produtivas do Estado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR/MT) atualiza constantemente seu portfólio de treinamentos. Segundo a gerente de Educação Profissional Rural do SENAR/MT, Tatiane Perondi, a meta é formatar e colocar à disposição da sociedade rural 20 novos treinamentos em 2016. "Formatamos novos treinamentos de acordo com a demanda do mercado", afirma.

Neste mês de janeiro, cinco novos cursos já foram disponibilizados: Turismo Rural Módulo I, Turismo Rural Módulo II e Turismo Rural Módulo III, Cantina Rural e Gestão de propriedades rurais. Os interessados podem apresentar as demandas aos sindicatos rurais, principais parceiros do Senar-MT na realização dos treinamentos. "No setor de turismo rural tivemos um ajuste no nosso portfólio, para atender as exigências deste mercado. Já o Cantina Rural surgiu da necessidade dos produtores rurais em oferecer pratos nutritivos e em conformidade com as normas de segurança alimentar para os colaboradores das empresas rurais".

A gerente do Senar-MT destaca que com a implantação Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica de Sorriso, a instituição formatou a qualificação "Gestão de propriedade rural". "O treinamento inclui tanto formação como aperfeiçoamento. É uma qualificação de 80 horas em que Senar-MT ensina desde gestão de serviços mecanizados e de parque de máquinas até a parte de liderança gerencial. O participante vai ter noção do todo do gerenciamento de uma propriedade rural, gerenciamento contábil e financeiro, direito ambiental e tributário e ainda Segurança no Trabalho", cita.

Tatiane lembra que no ano passado foram lançados 42 novos treinamentos, focados no setor de máquinas e implementos agrícolas e também de Segurança do Trabalho. "São treinamentos voltados para capacitar pessoas que não conhecem o meio rural e querem se inserir neste setor e também para quem já atua no meio rural e quer se aperfeiçoar. Os treinamentos tiveram uma excelente aceitação", avalia. Atualmente a instituição possui 235 cursos disponíveis.

Assessoria de Comunicação do Sistema FAMATO/SENAR-MT
www.sistemafamato.org.br

Matérias Relacionadas