Logo CNA

SENAR-MT reúne jovens para debater o desenvolvimento do setor rural do estado
Cna jovemmt 0 193934002015150611891

Etapa Estadual do programa CNA Jovem 2016 acontece em Cuiabá

26 de abril 2016
Por Senar

Problemas de logística, custo da produção e a sucessão familiar de uma propriedade foram alguns dos desafios apresentados pelos participantes do programa CNA Jovem – Etapa Estadual Mato Grosso, durante encontro em Cuiabá. Uma espécie de seletiva para a Etapa Nacional que irá ocorrer no mês de junho, em Brasília, e irá reunir os três melhores projetos de cada estado.

O programa, idealizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), está em sua segunda edição. No estado é realizado pelo SENAR-MT e conta com 15 participantes selecionados pela Federação da Agricultura e Pecuária (FAMATO), com idade entre 22 e 30 anos. Jovens que se preparam para impulsionar ainda mais o setor empresarial rural. Neste segundo ano de execução, o programa traz a novidade da etapa estadual, que consiste em reunir jovens ligados ao meio rural para debaterem melhorias para o agronegócio mato-grossense. Eles recebem orientação e montam projetos propondo soluções para desafios do agro.

Na etapa estadual ainda serão realizados dois encontros presenciais, com dois dias de duração cada um. O conteúdo é desenvolvido de forma padronizada pelo SENAR Brasil, mas conduzido pelas Regionais com participação das Federações. Os trabalhos serão coordenados por instrutores locais, certificados pelo SENAR Brasil. Em Mato Grosso esta função está a cargo dos instrutores Carlos Guerreiro e Augusto de Almeida.

Eles são acompanhados pelo supervisor da CNA Fernando Gheiner. "Mato Grosso surpreendeu positivamente, tanto pela estrutura do Sistema Famato/Senar, quanto pela capilaridade das cadeias produtivas, que é maior do que a do meu estado, o Rio de Janeiro. Os desafios apresentados surpreenderam ainda mais, principalmente pela diversidade de temas", destacou.

Para o instrutor credenciado junto ao SENAR-MT, Carlos Guerreiro, a surpresa se dá pelo nível de engajamento da juventude do agro mato-grossense, mas devido a outros programas realizados pelo SENAR-MT que envolvem este público, como a Academia de Liderança, e a Sucessão Família, já era algo esperado. "Devido a processos anteriores, percebemos esta excelência em sala de aula, surpreendente é ver pessoas jovens envolvidas nas discussões do setor, mas eu já esperava por isso", confessa.

Ao final do programa, os participantes deverão apresentar um plano de ação que envolva aspectos de liderança, voltado para um desafio da agropecuária no seu estado. Para a veterinária Daiane Gebert, de 24 anos, o programa está sendo bastante enriquecedor. Ela já atua há dois anos na granja de suínos da família, em Primavera do Leste e para o CNA Jovem trouxe o projeto que implementou na granja. "O desafio que eu proponho é a necessidade de aumentar o investimento em biodigestor na suinocultura, isso acrescenta a rentabilidade e diminui custos na suinocultura, já que estamos passando por um momento difícil, que é a alta do milho para R$ 42 na minha região e o suíno vendido a R$ 2,50, acredito que seria um meio de manter a suinocultura em momentos de crise", pontuou.

O superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio, participou da primeira edição do programa e avalia o CNA Jovem como fundamental para quem quer assumir cargos de liderança na sua região. Ele está em viagem à região do Araguaia e fez questão de gravar um vídeo desejando sucesso aos participantes. "Além de todo crescimento profissional que é desenvolvido pelo CNA, a etapa nacional possibilita a ampliação de sua rede de contatos. No ano passado encontramos com pessoas de 24 estados, cada um com sua realidade seus desafios, mas todos com objetivo em comum que é em favor do agro", comentou sobre sua participação no programa em 2015.

PRIMEIRA EDIÇÃO - A primeira edição do CNA Jovem, realizada entre outubro de 2014 e março de 2015, teve como foco preparar jovens do meio rural de todo o País, com idade entre 22 e 35 anos, por meio do processo de formação de 258 horas/aula e uma metodologia inovadora, que permitiu o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens selecionados como líderes.

O programa teve 135 inscritos de 24 estados do Brasil. Ao final, os cinco candidatos vencedores fizeram uma visita técnica à China para conhecer instituições de pesquisa, modelos de empreendedorismo e prospecção de negócios.

Assessoria de Comunicação do SENAR-MT
www.senarmt.org.br

Matérias Relacionadas