Logo CNA

SENAR/MT realiza quatro Mutirões rurais em abril
31032016050005web 0 990696002015150612021

Programa comemora 19 anos sempre levando produtos e serviços que garantam o exercício da cidadania

1 de abril 2016
Por Senar

No mês de abril, o Programa Mutirão Rural irá realizar mais quatro eventos em Mato Grosso. Promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR/MT), em conjunto com os Sindicatos Rurais e vários parceiros, o programa comemora 19 anos em 2016 sempre levando produtos e serviços que garantam o exercício da cidadania aos homens e mulheres do campo.

Nesta sexta-feira (1º/04) a caravana do Mutirão está no Distrito Novo Fernandópolis, a 60 km de Barra do Bugres. No dia 13, a Comunidade Bojuí, de Diamantino será a contemplada. Já no dia 19 a comitiva cidadã estará na Comunidade Lambari, do município de Castanheira e no dia 22 de abril a população de Aripuanã receberá o programa na Escola Estadual Dom Franco.

Para o superintendente do SENAR/MT, Otávio Celidonio, a participação dos Sindicatos Rurais e dos outros parceiros é fundamental para o sucesso do programa. "Cada parceiro tem um papel no Mutirão Rural, são eles que garantem a execução do programa lá na comunidade, que mobiliza as pessoas para receberem o atendimento e que garantem os serviços ofertados", comenta.

A meta do SENAR/MT deste ano é realizar o programa em 52 comunidades rurais. Até agora, já foram realizados 16 mutirões, beneficiando em torno de 3 mil pessoas com 19.514 atendimentos entre serviços ofertados como palestras de orientação sobre direito do consumidor e leis de trânsito, a confecção de documentos, exame de vista com distribuição de óculos com lentes corretivas e consulta com médico e com odontologista.

Em 2015 a instituição inseriu oficinas de qualificação de mão de obra durante o evento e 526 pessoas participaram das capacitações. Os temas são escolhidos pelos sindicatos e as disponibilizadas são: Planejamento e aproveitamentos de alimentos, de Manutenção de tratores Agrícolas e de Pintura em tecido e a de Auto-maquiagem.

Uma outra novidade do programa é que o SENAR/MT formatou a oficina "Jogo limpo: Combata o Aedes", com objetivo de dar dicas de como evitar o mosquito transmissor de doenças como dengue e zica na zona rural. A oficina está disponível para demando dos sindicatos.

Confira a programação deste mês

1º/04 - Distrito Novo Fernandópolis - Barra do Bugres
13/04 - Comunidade Bojuí - Diamantino
19/04 - Comunidade Lambari - Castanheira
22/04 - Aripuanã (Escola Estadual Dom Franco)

Assessoria de Comunicação do SENAR/MT
www.sistemafamato.org.br

Matérias Relacionadas