Logo CNA

SENAR-MT qualifica mais de 13 mil pessoas no primeiro quadrimestre de 2016
Mecanizacao agricola mt 1 0 759003002015150611521

Capacitações foram realizadas em parceria com sindicatos rurais do estado

20 de junho 2016
Por Senar

Nos primeiros quatro meses de 2016 o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) realizou, em parceria com os Sindicatos Rurais e diversos outros parceiros, 1.187 eventos educacionais. "Qualificamos mais de 13 mil pessoas só nos primeiros quatro meses do ano. Pelo menos duas mil a mais que no primeiro quadrimestre de 2015", ressaltou o presidente do Sistema FAMATO/SENAR-MT, Rui Prado.

Segurança e saúde no trabalho continuam ocupando os primeiros lugares no ranking dos 10 treinamentos de Formação Profissional Rural (FPR) mais solicitados junto à instituição de ensino rural. Norma Regulamentadora (NR) – 12 – Segurança no Trabalho – Máquinas e Equipamentos ocupou o primeiro lugar neste ranking com a realização de 55 turmas. "Isso equivale a mais de 600 pessoas qualificadas para atuar nesta área", acrescenta o superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio.

Ao todo, nos primeiros quatro meses de 2016, foram formadas 192 turmas de treinamentos na área de saúde e segurança no trabalho e, com isso, foram qualificadas mais de 2 mil pessoas para atuarem neste setor. Os treinamentos mais demandados são os de NR 31.8 – Segurança no Trabalho – Aplicação de Agrotóxico e NR 33 – Espaço Confinado e NR 35 – Trabalho em Altura.

Mecanização agrícola é outra área com uma grande procura por qualificação ou capacitação. O Campo Aprendiz formou 57 profissionais, neste primeiro quadrimestre de 2016, no curso de mecanização agrícola.

Vitor Hugo Rezende Souza, de 24 anos, conta que se sente preparado para entrar no mercado de trabalho. "Este curso me deu uma nova visão do mercado e também serviu para ampliar meus conhecimentos na área de mecânica de máquinas e implementos agrícolas".

Um pouco diferente do primeiro quadrimestre de 2015, houve uma diversificação no ranking dos 10 treinamentos mais solicitados. Além das duas áreas que mais demandam, que são a de segurança no trabalho e a de máquinas e implementos agrícolas, o ranking dos 10 mais solicitados incluíram os treinamentos de primeiros socorros, doma racional de equinos e produção de derivados de leite, requeijão, doces e iogurtes.

De acordo com Celidonio, a falta de mão de obra qualificada é a principal reclamação que tem ouvido nas visitas feitas aos sindicatos rurais nos últimos meses. "É uma situação que preocupa produtores de todo o Brasil". Não só faltam pessoas para trabalhar, como também faltam profissionais qualificados. "Aqueles que estão qualificados conquistam postos de trabalho e todos os benefícios de uma vida de qualidade. O conhecimento muda a vida das pessoas".

Assessoria de Comunicação do SENAR-MT
www.sistemafamato.org.br

Matérias Relacionadas