Logo CNA

SENAR-MT lança mais uma oficina: defensivos naturais
11072016102445 0 479602002015150611331

O objetivo é produzir defensivos naturais para controle de pragas e doenças

11 de julho 2016
Por Senar

"Para mim o mais importante é o aprendizado prático". Essa é a opinião da estudante de Agronomia, Sheila Cristina Sales, de 25 anos, uma das participantes da oficina de Defensivos Naturais, um novo produto lançado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT), na última sexta-feira (08.07).

Com carga horária de quatro horas, esta é uma das 44 oficinas ofertadas pela instituição de ensino. O objetivo é produzir defensivos naturais, para controle de pragas e doenças. De acordo com o instrutor do SENAR-MT, Maycon Alves Maia, o conteúdo é bastante extenso. "A oficina é uma mostra do treinamento de 40 horas que também é ofertado gratuitamente para o produtor e trabalhador rural pelo SENAR", enfaitza.

O conteúdo inclui conceito e considerações sobre a importância dos defensivos naturais, identificação e as principais características de pragas como pulgões, percevejos, lagartas, moscas brancas, das frutas e do chifre. "Também mostramos a relação entre o defensivo, a praga e o ambiente", ressalta Maia.

Mas não é só isso, outros assuntos como a preservação e conservação do meio ambiente, as boas práticas agronômicas, saúde e segurança no trabalho, ética e cidadania também são discutidos na oficina. "Na parte prática mostramos a elaboração de receitas de defensivos naturais".

Segundo o instrutor, o defensivo natural feito à base de fumo combate pulgões, lagartas, tripes, cochonilhas, grilos, vagalumes e vaquinhas. "Já aqueles feitos com alho combatem doenças como ferrugens, bactérias e pragas como lagarta das maçãs, pulgão e mosca branca e as receitas à base de Nim evitam o gorgulho, vaquinha, pulgão e moscas".

Para o estudante de agronomia, Joás dos Santos Sorares, de 21 anos, a oficina de defensivos naturais superou suas expectativas. "O que me surpreendeu foi a quantidade de conteúdo ministrada em apenas quatro horas. A qualidade do conhecimento ofertado e os assuntos escolhidos também me deixaram impressionado. Aprendi muito".

A oficina de Defensivos Naturais já pode ser demandada pelos Sindicatos Rurais junto ao SENAR-MT para serem realizadas no próximo ano. Os interessados em fazer a oficina ou outros treinamentos e qualificações do SENAR-MT devem procurar o Sindicato Rural de seu município para saber se há turmas programadas e se há vagas.

Assessoria de Comunicação do SENAR-MT
www.sistemafamato.org.br

Matérias Relacionadas