Logo CNA

SENAR/MT capacita produtores rurais para aumentar a produção de peixes
Senar mato grosso 0 400711002015150612371

12 de fevereiro 2016
Por Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MT) em parceria com a prefeitura de Várzea Grande realiza o treinamento de Piscicultura para pequenos produtores do Assentamento São José da Vista Alegre, entre os dias 22 e 26 de fevereiro. O treinamento faz parte de uma parceria entre o SENAR/MT e a prefeitura para atender a necessidade de melhorar a produção da piscicultura familiar, e, consequentemente, aumentar a produção e renda do pequeno produtor.

A comunidade rural dispõe de aproximadamente de 50 tanques para produção de tambaqui e tambacu e no treinamento os piscicultores irão aprender desde como construir tanques de peixes e a forma de processamento do pescado, que implica em cuidados essenciais. Treinamento semelhante foi realizado com sucesso no Assentamento Durcelina Forlador, comunidade rural de Várzea Grande que conta com 25 tanques.

A secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande, Helen Ferreira, informou que pesquisas a campo apontaram a necessidade de os piscicultores serem capacitados para facilitar produção com boa qualidade e menor custo. "A prefeitura firmou Termo de Cooperação Técnica com o Senar-MT para capacitar o homem do campo e promover acompanhamento técnico das produções da agricultura familiar".

"Piscicultura é um ramo forte em Várzea Grande, principalmente pelo fato de o município contar com uma Cooperativa de Pesca. Isso tem sido elemento facilitador para comercialização do pescado local, que registra aumento produtivo ano a ano, podendo ser melhorado com cursos frequentes de capacitação", assinalou Helen.

Assessoria de Comunicação do SENAR/MT
www.sistemafamato.org.br

Matérias Relacionadas