Logo CNA

SENAR/MS realiza curso de promoção social para colaboradores do Sistema Famasul
8784 encerramento curso 6web 0 862192002015150611961

A primeira turma recebeu certificação pelo curso de Bordado em Vagonite

11 de abril 2016
Por Senar

Proporcionar integração, conhecimento e novas oportunidades aos mais de 120 colaboradores do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul. Com esse intuito foi oferecido o primeiro curso para funcionários, prestadores de serviço e familiares, realizado entre os dias 4 e 8 de abril, na sede da Casa Rural.

A capacitação de Bordado em Vagonite despertou na turma a vontade de participar de outros cursos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MS). Durante a entrega de certificados, a diretora-secretária, Terezinha Cândido de Souza, parabenizou as 15 concluintes e destacou que a disposição do grupo resultará em mais oportunidades de capacitação. “Sei o quanto é difícil trabalhar o dia inteiro e ainda encontrar ânimo para aprender. A animação de vocês e o resultado que estamos observando aqui, nos motivam a oferecer novas turmas”, declarou, após observar os trabalhos apresentados no último encontro.

Os cursos oferecidos pelo SENAR/MS se dividem nas áreas de Formação Profissional Rural e de Promoção Social, totalizando 166 capacitações. No caso da promoção social, o objetivo é disponibilizar aos participantes opções de renda, por meio de cursos voltados à produção artesanal de alimentos, artesanato, associativismo, cooperativismo, educação ambiental, para o trabalho e consumo.

Segundo a analista de Recursos Humanos da Famasul, Vanessa Gonçalves, a iniciativa dos cursos foi proposta pelo departamento educacional do SENAR/MS. “A responsável pelos cursos de promoção social, Jussara Pedroso, propôs a realização de turmas e fizemos uma enquete sobre os cursos que despertam maior interesse. O primeiro foi o de Bordado em Vagonite e pretendemos estender para Bordado a Mão Livre e Ponto Cruz”, detalha a colaboradora, que reforça: “Queremos atender o interesse de todos, então peço que mandem sugestões por email”, acrescentou.

A pedagoga responsável, Jussara Pedroso, comenta que o envolvimento dos colaboradores surgiu com o início de novos cursos, entre eles, o de bordado. “Várias pessoas me procuraram interessadas em participar e, por isso, resolvemos idealizar esse projeto interno. Além do curso ser gratuito, oferecemos o material para confecção das peças, com objetivo de facilitar a participação dos alunos”, esclareceu.

Opinião das participantes

Uma das veteranas da Casa Rural é Helena Pedroso, que trabalha há 21 anos no Sistema Famasul. Ela é responsável pelo departamento de Infraestrutura e Transporte ela afirma que a oportunidade foi muito bem aproveitada e revela sua sugestão para próximos cursos. “Estou muito satisfeita pelo aprendizado e principalmente pela atenção da empresa com os colaboradores. Quero participar das próximas etapas do bordado e quero sugerir o curso básico de Corte e Costura para aprendermos a fazer um bom acabamento nos nossos bordados”, opinou.

O público que frequenta o Sistema Famasul é recepcionado todas as manhãs por Lidianny Benites que resume o curso como terapêutico: “Sempre tive interesse, mas, não tinha oportunidade de aprender bordado. É muito relaxante e percebi que levo jeito e ainda posso conseguir uma renda extra. Por isso quero participar dos próximos e fazer propaganda de como são bons os cursos do SENAR/MS”, argumentou.

Cláudia Barros de Souza é uma das responsáveis pelo atendimento da Copa e pelo café servido a todos colaboradores e visitantes. Com quase nove anos na Casa Rural ela conta que foi uma experiência gratificante e que aproximou os funcionários. “O clima de companheirismo foi excelente, com todas procurando se ajudar para apresentar um trabalho bonito. Foi a primeira vez que participei e tenho interesse de continuar aprendendo cada vez mais”, considerou.

A prestadora de serviços Cristina dos Santos completa, em maio, um ano de casa e também expressou satisfação com os conhecimentos adquiridos. “Foi tudo muito bom, gostei demais de aprender o bordado. Atualmente eu estudo no período noturno, mas, vou me esforçar para participar das próximas turmas”, reforçou.

No último dia de curso, as alunas receberam o certificado de conclusão e participaram de uma confraternização. O diretor executivo do Sistema FAMASUL, Lucas Galvan, avaliou a importância do projeto piloto. “Nós atendemos demandas de capacitações em todo Estado e percebemos que nossos colaboradores também desejam participar e aprender. Diante do comprometimento positivo, estamos dispostos a estender esse projeto e cumprir a missão do Senar de levar conhecimento e desenvolvimento para nossos colaboradores”, concluiu.

Assessoria de Imprensa Sistema Famasul
www.famasul.com.br

Matérias Relacionadas