Logo CNA

SENAR/MS oferece oficinas durante Feira Estadual da Agricultura Familiar
Agricultura familiar 0 111504002015150611831

Evento aconteceu em Glória de Dourados e recebeu 30 mil pessoas nas palestras durante os dias do evento

4 de maio 2016
Por Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul participou da 10ª Feira Estadual de Produtos da Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul, realizada entre os dias 29 de abril e 1º de maio, no município de Glória de Dourados. A organização do evento contabilizou a visita de 30 mil pessoas nas palestras, oficinas e mesas redondas com temas voltados ao setor rural do estado.

De acordo com o secretário executivo da FAF – Federação da Agricultura Familiar, Fernando Silva Lopes, a iniciativa tem o objetivo de mostrar aos pequenos produtores rurais que é possível viver bem e no campo. “Procuramos promover o acesso à informação oferecendo cursos, debates e temas fundamentais ao desenvolvimento rural. O produtor comprovou que o caminho para a melhoria da produção e rentabilidade é a capacitação e assistência técnica”, explica.

Lopes declara que outra preocupação da entidade é o êxodo rural nas famílias de produtores, pois, muitos filhos ainda vão para cidade em busca de oportunidades de estudo e trabalho. “Os jovens vão para área urbana estudar e acabam se estabelecendo, deixando os pais na propriedade. No entanto, essa geração pode se capacitar e contribuir para profissionalização e gestão da atividade familiar”, acrescenta.

Na condição de parceiro, o SENAR/MS contribuiu com o oferecimento de oficinas de Associativismo, Cooperativismo, curso de Cultivo de Orquídeas e mesas redondas sobre as ações da instituição junto à agricultura familiar.

Caravanas – O produtor rural Rosalvo Nunes da Motta se dedica à atividade de pecuária de leite no assentamento Esperança, em Anaurilândia. Ele afirmou que ficou satisfeito em participar da feira e aponta o que mais chamou atenção: “Gostei bastante de conhecer a realidade de outras regiões e de produtores que, como nós, ainda têm uma produção pequena. Fiquei animado com as informações sobre associativismo e cooperativismo e acredito que irão contribuir para o associação que temos no assentamento”, argumenta.

Na avaliação de Francisco Rigatto, que é produtor de leite em Glória de Dourados, a iniciativa é fundamental para o fortalecimento da atividade rural no estado. Ele relata que recebe assistência técnica do programa Mais Leite há pouco mais de um ano e já contabiliza mudanças positivas na produção e rentabilidade. “Em minha opinião, o produtor precisa investir no conhecimento e foi isso que eu fiz. Participei de várias capacitações do SENAR/MS e minha produção de leite saltou de 50 para 150 litros diários. Além disso, tenho dois tanques de piscicultura, no qual crio tilápia. Depois de fazer o curso de Processamento de Peixe aprendi a produzir filés que revendo no comércio da região”, comenta orgulhoso.

Realização e parceria - A 10ª edição da Feira Estadual de Produtos da Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul foi uma realização da FAF e participação das seguintes instituições: Prefeitura de Glória de Dourados, Agraer - Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, Sepaf - Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Governo do Estado, Coopaf, Incra - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária e Embrapa.

Entre os parceiros do evento estão: Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, SENAR/MS, Sindicato Rural de Glória de Dourados, Sebrae/MS, Sintrab, Seleta, Acegt, Coophaleite, Apoms, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Câmara Municipal de Glória de Dourados, UEMS, MDA, Mapa e Delegacia regional da MDA.

Assessoria de Comunicação do SENAR
www.senarms.org.br

Matérias Relacionadas