Logo CNA

SENAR/MS disponibiliza equipamento simulador do programa Agricultura de Precisão
Simulador ap showtec1 0 93928400 1515061253

A apresentação será feita durante a Showtec 2016 realizada em Maracaju (MS), entre os dias 20 e 22 de janeiro

11 de janeiro 2016
Por Senar

Pelo segundo ano consecutivo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MS) disponibilizará um aparelho simulador que apresentará as tecnologias oferecidas pelo programa de Agricultura de Precisão na 20ª edição da feira de tecnologia Showtec, realizada entre os dias 20 e 22 de janeiro, no município de Maracaju.

O sistema de gerenciamento agrícola utiliza máquinas dotadas de receptores de GPS oferecendo opção de monitoramento em culturas diversas, da preparação para o plantio até o momento da colheita.

Implantado em Mato Grosso do Sul desde 2012, o programa oferecido pelo Senar/MS possui carga horária de 120 horas, distribuída em seis módulos: Agricultura de Precisão para todos, DGPS, Piloto Automático, Semeadora e Distribuidores a taxa variável, Autoprelido e Monitor de Colheita.

Na avaliação do superintendente do SENAR/MS, Rogério Beretta, a agricultura de precisão é uma tecnologia que precisa ser divulgada entre os produtores, por oferecer ferramentas que contribuirão para o aumento da produtividade e rentabilidade. “O planejamento oferecido por este sistema é completo e começou com capacitação de instrutores e vários treinamentos. Nossa meta agora é divulgar e esclarecer os interessados sobre a funcionalidade do programa e os benefícios obtidos em sua utilização”, argumenta.

Comprovando resultados – O presidente do Sindicato Rural de Maracaju e produtor rural, Juliano Schmaedecke, conhece e já utiliza algumas das tecnologias em sua propriedade. Ele destaca o amadurecimento do sistema e a necessidade que seja ampliado em Mato Grosso do Sul. “A Agricultura de Precisão possui ferramentas indispensáveis para o agricultor brasileiro e precisa ser mais conhecida. Eu acompanhei a chegada das técnicas aqui no Estado e comprovei que a proposta tem melhorado progressivamente”, considera.

Informações adicionais - A Agricultura de Precisão começou com as tecnologias das máquinas dotadas de receptores GPS e geração de mapas de produtividade. Evoluiu e hoje vai além dos equipamentos e das culturas de milho e soja. Pode ser usada em todas as cadeias produtivas do setor agropecuário. Com medidas de gestão adaptadas à realidade de cada produtor, oferece ferramentas para otimização do uso de insumos e inovação permanente no campo.

Assessoria de Imprensa Sistema Famasul

Matérias Relacionadas