Logo CNA

SENAR/MS apresenta evolução do atendimento em cursos no 2º Encontro de Instrutores
8141 encontro site 0 623222002015150612341

Evento reúne mais de 200 instrutores que ministram treinamentos em todo MS

18 de fevereiro 2016
Por Senar

“Os resultados apresentados aqui hoje foram possíveis graças ao comprometimento de todos vocês”. A afirmação foi feita pelo superintendente do SENAR/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Rogério Beretta, durante a abertura da segunda edição do Encontro de Instrutores, realizada em Campo Grande. O evento prossegue até sexta-feira (19) e reúne 210 profissionais, responsáveis pela execução de 137 cursos oferecidos pela instituição.

O encontro tem objetivo de promover a atualização pedagógica dos profissionais e contribuir para o aperfeiçoamento do trabalho realizado com os produtores e trabalhadores rurais de Mato Grosso do Sul, em parceria com os 68 sindicatos associados.

“Em 2015, os cursos de formação profissional e promoção social atenderam 34 mil pessoas em todo Estado. Para este ano, estimamos um aumento de 20% na demanda, auxiliada pelas capacitações solicitadas a partir dos programas especiais e assistência técnica”, detalha Beretta.

No setor de PPE – Programas e Projetos Especiais os destaques ficaram por conta do projeto Pingo d’Água, que levou atendimento odontológico para mais de cinco mil trabalhadores rurais em 14 municípios. “Nossa programação é chegar em 24 cidades e atender pelo menos oito mil pessoas. Com apoio dos parceiros de cada localidade conseguimos mobilizar atendimento a quem não tem condições ou tempo para ir ao dentista”, conclui o superintendente.

Assistência Técnica diferenciada – A metodologia de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial do SENAR/MS está em funcionamento há pouco mais de dois anos e já registra números expressivos em Mato Grosso do Sul. Em 2014 foram atendidos 951 propriedades contra 1.541 no ano passado. Para 2016, a previsão é ampliar a assistência para 2.074 famílias, em cinco setores disponíveis: bovinocultura de leite e corte, florestas, hortifrutigranjeiros e piscicultura.

Um exemplo apontado pelo superintendente regional foi o atendimento realizado na Cooplaf – Cooperativa de Terenos desde outubro de 2014. “Temos equipes dos programas Mais Leite e Hortifruti Legal atendendo 195 produtores familiares associados à Cooplaf e o resultado que hoje acompanhamos nasceu da realização dos cursos do SENAR/MS”, argumenta Beretta.

Na área educacional foram citados, ainda, o programa de responsabilidade social do SENAR/MS, o Agrinho que objetiva complementar a educação formal do ensino fundamental com a aplicação de temas transversais propostos pelo PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais. Iniciado no segundo semestre de 2014, o programa encerrou as atividades com 64 mil estudantes atendidos em 177 escolas localizadas em 21 municípios do Estado.

A Rede e-Tec é outra iniciativa do SENAR/MS que oferece a oportunidade de um curso técnico de qualidade oferecido gratuitamente, com horários flexíveis (semipresencial) e atualizados com as exigências do mercado. A metodologia EaD – Ensino à Distancia possibilita aos trabalhadores e produtores acompanhar a maior parte do conteúdo pela internet (80% web aulas) e presenciais (20%). Mato Grosso do Sul conta com seis polos localizados nos seguintes municípios: Aparecida do Taboado, Campo Grande, Coxim, Dourados, Inocência, Maracaju.

Assessoria de Comunicação do SENAR-MS
www.senarms.org.br

Matérias Relacionadas