Logo CNA

SENAR/MS abre inscrições para processo seletivo de Técnicos de Campo do Projeto ABC Cerrado
05 02 16 0 902885002015150612381

A oportunidade é direcionada a profissionais graduados ou pós-graduados em Ciências Agrárias com comprovação de experiência profissional

5 de fevereiro 2016
Por Senar

As inscrições do processo seletivo de contratação de técnicos de campo para trabalhar no Projeto ABC Cerrado do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural já podem ser feitas no portal www.senarms.org.br . A oportunidade é direcionada a profissionais graduados ou pós-graduados em Ciências Agrárias (Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária e áreas afins) com comprovação de experiência profissional mínima de seis meses em assistência técnica na área rural. A seleção dos inscritos está dividida em quatro fases: seleção de currículos, atribuição de pontos, treinamento metodológico e capacitação técnica.

De acordo com a gestora de programas de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial do SENAR/MS , Mariana Urt, os técnicos selecionados atuarão diretamente nas propriedades participantes do projeto. “O objetivo é selecionar profissionais assistentes técnicos que farão o trabalho de acompanhamento e orientação para implantação das tecnologias preconizadas no ABC Cerrado nas propriedades rurais contempladas. A meta é capacitar 1,2 mil produtores, dos quais 300 receberão a assistência técnica por um período de 18 meses”, explica.

Sobre o ABC Cerrado – O projeto tem objetivo de contribuir com a redução dos gases de efeito estufa no território nacional e possui quatro linhas tecnológicas que serão trabalhadas com os produtores: sistema de plantio direto, recuperação de pastagens degradadas, ILPF - integração Lavoura, Pecuária e Floresta e Florestas Plantadas. Criado por intermédio de uma ação conjunta do Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Mato Grosso do Sul é um dos oito estados que receberão o atendimento além da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Piauí e Tocantins.

O SENAR é o responsável pela formação profissional dos produtores rurais, capacitação de instrutores e técnicos de campo e pela assistência técnica oferecida posteriormente nas propriedades rurais. Em 2015 foram realizados seminários de sensibilização em quatro municípios: Aquidauana, Cassilândia, Camapuã e Paranaíba. A programação incluiu a apresentação do projeto, desmistificação dos conceitos e a aplicabilidade das tecnologias de baixa emissão de carbono.

Serviço – Além do processo seletivo que contratará a equipe técnica do ABC Cerrado, continuam abertas até o mês de fevereiro, as inscrições para os produtores rurais interessados em aderir ao projeto. Para participar é necessário confirmar o cadastramento no portal www.senar.org.br/pre-inscricao-do-processo-de-mobilizacao ou ainda, no sindicato rural da região.

Assessoria de Comunicação Sistema Famasul
http://www.famasul.com.br/