Logo CNA

SENAR Minas reúne-se com entidades do setor para discutir capacitação de técnicos e produtores
20161028102636 fileid reuniao interna 0 739090002015150610611

Nas áreas de cafeicultura e bovinocultura

28 de outubro 2016
Por Senar

Os treinamentos do SENAR Minas nas áreas de cafeicultura e bovinocultura foram tema de reunião na tarde desta quinta-feira (27) entre o superintendente da entidade, Antônio do Carmo Neves, e representantes da Emater-MG, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), na sede da entidade, em Belo Horizonte.

No primeiro momento do encontro, Niwton Moraes, assessor do Programa Certifica Minas Café, Rogério Fernandes, do IMA, e Kleber Araújo, secretário adjunto da Seapa, conheceram o programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café do SENAR e propuseram atuar em conjunto com a entidade com os produtores de café das regiões da Mantiqueira e Matas de Minas, que iniciarão agora na ATeG do SENAR. O objetivo é viabilizar para que eles recebam informações e já sejam preparados também para participar do Certifica Minas Café.

O superintendente Antônio do Carmo aprovou a iniciativa e ressaltou o objetivo em comum das entidades presentes em atender ao produtor rural. O próximo passo na consolidação do atendimento em conjunto são reuniões a se realizarem com os gerentes Silvana Novais, do Escritório Regional do Senar em Viçosa, e Celso Vieira, gerente regional da entidade em Lavras.

Minas Pecuária

Em um segundo momento, Antônio do Carmo conversou com os coordenadores do Programa Minas Pecuária, lançado em fevereiro deste ano pela Seapa. O objetivo do programa é fortalecer o setor em todo e estado até 2018 e favorecer sua competitividade dando ao produtor meios e condições para se apropriarem de tecnologias e estratégias de gestão da produção.

Os coordenadores Saulo Araújo e Francisco Lara solicitaram ao SENAR Minas treinamentos na área de bovinocultura para os técnicos que atuam no programa, ao que o superintendente do Senar anuiu prontamente. Para definir quais treinamentos serão aplicados e de qual forma, os coordenadores do programa agendarão uma reunião com o coordenador do Formação Profissional Rural do SENAR, Luiz Ronilson Araújo.

Certifica Minas Café

O Certifica Minas Café é um programa de certificação idealizado pelo Governo de Minas Gerais, executado pelo IMA, Emater-MG e Epamig. O SENAR Minas também apoia o programa, por meio de capacitações que possibilitam ao produtor receber a certificação.

O Programa tem como principal objetivo a implantação de boas práticas de produção nas propriedades cafeeiras do estado, de modo a aumentar a visibilidade e a competitividade do café mineiro nos mercados nacional e internacional.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas