Logo CNA

SENAR Minas promove curso de produção artesanal de alimentos na zona rural de Mathias Lobato
20160726134546 fileid producao artesanal de alimentos turma interna 0 431331002015150611221

As participantes aprenderam a identificar peculiaridades das matérias primas utilizadas e os cuidados com armazenamento

27 de julho 2016
Por Senar

O Sindicato dos Produtores Rurais de Governador Valadares, em parceria com o SENAR Minas, promoveu o curso de Produção Artesanal de Alimentos, que conta com uma carga horária de 40 horas/aula. O evento foi ministrado no município de Mathias Lobato, no Vale do Rio Doce, na fazenda São Lucas.

O curso, com aulas teóricas e práticas, teve instrução da nutricionista Paula Figueiredo. As participantes aprenderam a identificar peculiaridades das matérias primas utilizadas nas preparações e fazer a seleção das mesmas, sempre observando os cuidados no armazenamento.

“O primeiro passo são os ensinamentos sobre os cuidados higiênicos e sanitários para o processamento de alimentos, observando a legislação vigente e adequando o local de trabalho. Depois separamos os produtos dos materiais de limpeza”, afirmou a instrutora.

Ainda de acordo com Paula Figueiredo, a participação das alunas é fundamental no momento do resgate cultural. “Esse resgate é quando cada aluna traz uma sugestão de receita que é comum na região onde o curso é realizado. Depois de uma conversa entre o grupo, elas definem uma receita que será ensinada a todas durante o curso. Neste curso especificamente foi escolhida a receita de um biscoito de polvilho, bastante comum aqui em Mathias Lobato”.

Mas, além do biscoito de polvilho, outras guloseimas também foram ensinadas e preparadas durante o curso: roscas de abóbora, batata e mandioca, pães de queijo, cebola e alho, entre outras. Todas agradaram as participantes, entre elas, Cátia Sueli Rodrigues de Oliveira.

“Eu fiquei super satisfeita com tudo que vi e aprendi. Por mais que a gente já tenha conhecimento de como preparar as receitas, a instrutora, que é excelente, nos ensina outras maneiras e dicas para fazer tudo. Isso torna o processo mais simples e deixa os alimentos mais saborosos. Já estou na expectativa de outros cursos do SENAR aqui em Mathias Lobato”, declarou Cátia Sueli.

O mobilizador do sindicato rural de Valadares, Júlio César Martins, esteve no encerramento do curso e já está providenciando a realização do curso de planejamento de cardápios. “A gente ouve a solicitação das participantes, avalia se há condições, estrutura e logística para a realização do curso e envia uma proposta ao escritório regional do SENAR Minas em Valadares. Se a proposta for aprovada pelo gerente o curso é realizado exclusivamente para pessoas que atuam no setor rural de maneira gratuita, ninguém paga nada. Se tudo der certo, em outubro poderemos ter um novo curso de alimentos aqui em Mathias Lobato”, destacou.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas