Logo CNA

SENAR Minas e representantes de entidades reúnem-se para tratar do e-Social
20160718162541 fileid esocial interna 0 615199002015150611271

Na pauta, o alinhamento de ações voltadas especificamente para o público rural mineiro conhecer e aderir à ferramenta

19 de julho 2016
Por Senar

Na tarde desta segunda-feira (18) representantes do SENAR Minas e das quatro entidades que fazem parte da plataforma e-Social se reuniram na sede da entidade, em Belo Horizonte. Na pauta, o alinhamento de ações voltadas especificamente para o público rural mineiro conhecer e aderir à ferramenta. Do encontro, saíram propostas de trabalho que serão levadas aos multiplicadores nos municípios.

Participaram a coordenadora de Administração e Finanças do SENAR Minas, Ana Lúcia de Angelis Campos, e o assistente de arrecadação Isaías de Souza Claudiano; Wagner Anacleto Costa, representando o SENAR Nacional, e um representante de cada entidade componente do e-Social: Leonardo Lacerda, pela Caixa Econômica Federal; Fernando Lisboa, pelo Ministério do Trabalho e Emprego; Aidê Moreira, do INSS; e César Alves Neto, da Receita Federal.

O eSocial é um instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas e tem por finalidade padronizar sua transmissão, validação, armazenamento e distribuição, constituindo um ambiente nacional. Conforme Wagner Anacleto, o SENAR Nacional vai promover ações para informar o público rural, que também terá que utilizar a plataforma – seja no caso das empresas e seus empregados, ou dos próprios produtores, para sua contribuição previdenciária.

Isaías de Souza visita o interior, apresentando o e-Social e repassando informações aos multiplicadores. Ele explica que o novo sistema será benéfico porque, uma vez que a contribuição ao SENAR vem da comercialização da produção rural, as propriedades deverão informar este movimento no novo sistema gerando a guia para o correto recolhimento da taxa.

Minas Gerais é um dos estados que está mais à frente na divulgação do e-Social, segundo Wagner Anacleto. A reunião realizada em Belo Horizonte é a primeira no estado e servirá também para que cada representante das entidades trate com mais profundidade de sua parte na ferramenta.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas