Logo CNA

SENAR Minas capacita profissionais para projeto de Assistência Técnica e Gerencial
20161003161803 fileid er05 reuniao com as turmas de atg 0 564817002015150610721

Os técnicos vão atender os cafeicultores da região de Viçosa

4 de outubro 2016
Por Senar

Um grupo de profissionais foi capacitado em Viçosa para atuar no programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do SENAR Minas, uma iniciativa inédita em Minas Gerais. A proposta é que os técnicos auxiliem os cafeicultores na gestão das propriedades e na adequação tecnológica.

Em Viçosa, a turma recebeu o treinamento de 22 de setembro a 1º de outubro. Nove técnicos de campo e um supervisor já capacitados tiveram contato com a metodologia da ATeG do SENAR, que é um dos pontos fortes apontados pelo analista técnico de Formação Profissional Rural (FPR) do SENAR e coordenador do projeto ATeG Café, Wander Magalhães. “A metodologia aplicada foca, além da parte técnica, a gestão de processos da propriedade cafeeira, que é um dos gargalos do setor”, afirmou.

Na capacitação, os profissionais ainda tiveram acesso ao software de controle e de gestão de dados que serão disponibilizados para os técnicos, supervisores e para o coordenador técnico do projeto. “Ao processar os dados disponibilizados da propriedade, o software gera subsídios para as recomendações técnicas e de gestão de forma a melhorar a produção, a produtividade e a qualidade do café produzido, proporcionando equilíbrio financeiro e melhores lucros para o produtor”, explicou.

O projeto se diferencia em meio a outros programas semelhantes. “Até então, todas as iniciativas deste tipo só levaram em conta a assistência técnica, deixando de lado a gestão da propriedade. Outra questão importante é o uso de um software específico que vai facilitar a tomada de decisão e tornar mais clara a compreensão do produtor sobre o seu sistema produtivo, seu desenvolvimento financeiro e seu lucro na propriedade”, destacou Wander.

Aliado à ATeG, serão ofertados treinamentos do SENAR voltados para a cafeicultura, como acrescenta o analista da FPR. “Teremos, nas propriedades elencadas no projeto, profissionais capacitados para lidar com a cultura em todas as suas fases e ao mesmo tempo todo um trabalho voltado para a assistência ao produtor, com técnicos de campo graduados e preparados para auxiliar na gestão da propriedade”.

A metodologia está fundamentada em cinco etapas: diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação profissional complementar e avaliação sistemática de resultados. Cada técnico visitará cerca de 30 produtores por, no mínimo, dois anos, mensalmente.

Dentro da área de abrangência do Escritório Regional de Viçosa do SENAR Minas, estão sendo formadas turmas para participar da iniciativa. “A ATeG busca oferecer aos cafeicultores a possibilidade de tomar decisões dentro de um leque de opções sugeridas pelo técnico, considerando os custos para o produtor”, disse a gerente regional em Viçosa, Silvana Novais.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas