Logo CNA

SENAR Minas capacita mulheres no beneficiamento de frutas em Sobrália
20160329152955 fileid frutas interna 0 817836002015150612041

Curso ensina a produzir polpas de frutas que podem ser usadas em sucos, sorvetes, doces e trabalhos em confeitaria

30 de março 2016
Por Senar

O SENAR Minas promoveu em Sobrália, no Vale do Rio Doce, o curso de Beneficiamento de Frutas para produtoras e trabalhadoras rurais da comunidade Santa Terezinha. A capacitação foi realizada em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Sobrália.

Com a capacitação, elas agora estão aptas a produzirem polpas de frutas que podem ser usadas em sucos, sorvetes, doces e trabalhos em confeitaria. “Elas estiveram sempre muito empenhadas e atentas a tudo que foi passado pela instrutora. Teve uma participante de 82 anos que estava bastante empolgada com tudo que aprendeu. Todas afirmaram que imaginavam saber fazer a conservação dos alimentos corretamente, mas perceberam que estavam enganadas”, disse o mobilizador do Sindicato de Sobrália, Paulo Roberto Filho.

A instrutora Gláucian Cardoso de Farias informou que as participantes aprenderam técnicas de cozimento e congelamento das frutas para produzirem polpas, xaropes e um conservante que aumenta a durabilidade dos produtos.

“Ensinamos técnicas que conservam as frutas por um ano, bem como seu beneficiamento e a produção de polpas. Trabalhamos com frutas que seriam descartadas por falta de consumo. Muitas delas têm essa matéria prima em casa”, disse a instrutora.

Promoção Social

O curso de Beneficiamento de Frutas é um dos quase 40 cursos de Promoção Social disponibilizados pelo SENAR Minas nas áreas de Alimentação e Nutrição, Artesanato, Saúde, Organização Comunitária e de Apoio às Comunidades Rurais.

A Promoção Social é um conjunto de atividades, com enfoque educativo, que possibilita ao trabalhador, ao produtor rural e às suas famílias a aquisição de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais e mudanças de atitudes, favorecendo, assim, uma melhor qualidade de vida e participação na comunidade rural.

Mais cursos

Nesta semana, o Sindicato dos Produtores Rurais de Sobrália promove outros três cursos de Formação Profissional Rural (FPR) na região. Os cursos de FPR possibilitam aos participantes a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes para o exercício de uma ocupação.

No município de Fernandes Tourinho serão realizados dois cursos de Operação e Manutenção de Motosserra, onde, ao todo, 20 pessoas serão capacitadas pelo instrutor Marcelo Lucca Silva. Em São João do Oriente, 10 pessoas serão qualificadas no curso de Inseminador, que terá instrução de Jairo Pereira Júnior.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas