Logo CNA

SENAR Maranhão e Sebrae discutem programação do NCR para 2017
Ncr alinhamento 2017 0 17057000 1515060982

Programa vai beneficiar 2.400 pequenos produtores rurais em 2017

22 de fevereiro 2017
Por Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Maranhão (SENAR) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) deram início às primeiras discussões sobre a programação para 2017 do programa Negócio Certo Rural (NCR).

Na pauta de acertos, foi feita uma avaliação das ações realizadas no ano passado e alinhamento de informações para implementar a nova programação deste ano.

O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (FAEMA), Raimundo Coelho, o superintendente do SENAR, Luiz Figueiredo, e o gerente de Formação Profissional do SENAR, Carlos Feitosa, conversaram com o gerente do Agronegócio do Sebrae no Maranhão, Válter Monteiro, e com a coordenadora da Unidade Estadual Agronegócio do Sebrae, Paula Valdira.

De acordo com Feitosa, para este primeiro semestre está previsto no convênio entre as duas entidades a realização de 80 turmas que serão iniciadas em março, a partir das regionais de Rosário, Bacabal, Santa Inês, Zé Doca e outras. Feitosa afirmou ainda que 3. 500 produtores serão certificados até o final deste mês, fruto das 140 turmas realizadas no ano passado.

“O Negócio Certo Rural é um programa de grande alcance no meio rural. Ele permite ao produtor adquirir a capacidade de gerir tecnicamente sua propriedade dentro de um plano de viabilidade econômica e com visão voltada para resultados positivos”, salientou Feitosa, chamando a atenção para a necessidade do produtor maranhense entrar em mais esse campo do conhecimento, tendo como base a elevação de sua renda e o fortalecimento da sua atividade.

Lucro

Luiz Figueiredo garante que o programa vem tendo grande aceitação no estado, uma vez que permite ao produtor encontrar os melhores caminhos para maximizar o lucro na atividade.

“O parceiro Sebrae é fundamental nesse processo, uma vez que prepara novos microempreendedores, com boas chances de sucesso”, disse ele.

O superintendente estadual do Sebrae, João Martins, diz que todas as 12 unidades regionais no estado estão envolvidas no NCR, que tem como principal objetivo capacitar e qualificar os produtores rurais maranhenses. Ele aponta como um grande fator preponderante no processo investimentos feitos recentemente pelo Sebrae.

“Em 2016, o Sebrae fortaleceu a parceria com o SENAR e injetou R$ 1,5 milhão sendo executado com muita competência. O NCR é um exemplo das promissoras parcerias firmadas pelo Sebrae com instituições de fomento e assistência técnica para oportunizar negócios e favorecer a vida no campo para os pequenos produtores, tornando-os empreendedores rurais”, aponta, destacando grandes resultados, com mudanças significativas nas pequenas propriedades e, consequentemente, na economia dos municípios.

O que é o NCR

O programa tem 46 horas, sendo 40 horas de teoria, 2 horas de consultoria na sala de aula e 4 horas de consultoria na propriedade (de forma individual). É, também, oferecido na modalidade à distância, no portal EaD-Senar.

Durante os encontros o participante vai elaborar um Plano de Negócio e testar a viabilidade de uma ideia. No último dia do curso os alunos conhecerão algumas ferramentas de gestão e compreenderão a importância da sua aplicação na propriedade.

Dos acertos mantidos entre os parceiros SENAR/SEBRAE, as turmas pactuadas para o ano de 2017 beneficiarão 2.400 pequenos produtores rurais.

Assessoria de Comunicação do SENAR/MA
www.senar-ma.org.br

Matérias Relacionadas