Logo CNA

SENAR Maranhão e Banco do Brasil celebram convênio para apoiar produtores rurais
Publicacao 3 0 35599200 1515061081

Parceira visa conjugar a assistência técnica e gerencial com o crédito rural por meio de projetos do SENAR e do Governo do Estado

20 de setembro 2016
Por Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Maranhão (SENAR-MA) e a Superintendência Estadual do Banco do Brasil (BB) acabam de firmar convênio que tem por finalidade conjugar a assistência técnica e gerencial em nível de imóvel ou empresa com o crédito rural, por meio de programas como Projeto ABC Cerrado do SENAR, Mais Produção do Governo do Estado entre outros, que encontram-se em desenvolvimento e cuja parceria com o SENAR se propõe ao atendimento às diversas regiões produtoras maranhenses.

O acordo visa a prestação de assistência técnica e gerencial a produtores rurais com elaboração de plano, projetos e orientação técnica e gerencial e prevê atenção a um grupo de até 25 produtores que apresentem determinadas características em comum, como tamanho médio de suas explorações, mesma cadeia produtiva, padrões de produção e níveis de tecnologia e renda.

A iniciativa de atender aos produtores partiu do SENAR-MA que percebeu a necessidade de aliar à assistência técnica e gerencial ao financiamento de custeio rural. De acordo com equipe técnica da entidade, a parceria entre as duas instituições se fortalece a partir deste novo momento, uma vez que dois mil produtores receberão assistência técnica e gerencial e buscarão por meio das linhas de crédito do Plano Safra, condições para impulsionar o seu negócio.

Assinatura

A assinatura dos documentos ocorreu na sede do SENAR-MA por meio dos superintendentes Luiz Figueirêdo (SENAR) e Ingo Kobarg Júnior (Banco do Brasil) - na presença do presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do estado (FAEMA), Raimundo Coelho, do superintendente da FAEMA, José Hilton Coelho, do gerente de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Epitácio Rocha e do assessor jurídico, Emerson Macêdo. Também participaram os assessores em Agronegócios do banco no Maranhão, Vinícius Silveira e Matheus Santana.

Luiz Figueiredo defendeu, na oportunidade, a parceria como grande trunfo para criar oportunidades ao produtor rural. Para ele, o crédito do Banco do Brasil será um dos instrumentos alavancadores do setor rural, uma vez que permitirá ao produtor investir de forma planejada nas suas atividades.

“Esse trabalho que estamos fazendo vai possibilitar ao produtor aliar o crédito às suas atividades rurais, tornando-se um diferencial. Nós precisamos estreitar esse laço com o BB para que as ações de ATeG tenham o sucesso que estamos buscando. As cinco cadeias produtivas que estamos trabalhando no programa ‘Mais Produção’, leite, carne, hortifruticultura, piscicultura e arroz precisam deste instrumento do crédito rural e com isso, juntamos o interesse do banco, do SENAR, do produtor e do Governo do Estado”, destacou Figueiredo.

Epitácio Rocha revelou que a parceria com os órgãos financiadores de crédito rural estava nos planos de desenvolvimento de programas como o Mais Produção. Para ele, O BB vem somar com o que está em execução pelo SENAR.

“O SENAR atualmente é uma entidade credenciada do BB como elaboradora de projetos e o acesso do produtor ao financiamento se dará por meio da equipe técnica que acompanhará todo o processo e que servirá de elo entre o produtor rural e o banco”, disse Epitácio.

O superintende estadual do BB, Ingo Kobarg Júnior, ressalta a importância da parceria para o estado e destaca o contentamento em trabalhar lado a lado com o SENAR. “Esta ação vai estreitar ainda mais os laços que já existem entre essas duas instituições, e com ela teremos condições de levar ao produtor rural, assistência técnica e gerencial, elaboração de projetos e toda a tecnologia que o SENAR já dispõe”, disse, ao afirmar que as linhas de crédito que o BB possui terão a função de melhorar a vida das famílias, gerando progresso e prosperidade a todos.

Assessoria de Comunicação do SENAR-MA
www.senar-ma.org.br

Matérias Relacionadas