Logo CNA

SENAR Maranhão capacita produtores no programa ABC Cerrado
Aula pratica das cap dos produtores w 0 786696002015150610821

Capacitação acontece em 21 municípios do estado com foco na tecnologia Recuperação de Pastagens Degradadas

16 de setembro 2016
Por Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) dá prosseguimento à série de capacitações voltadas aos produtores rurais de 20 municípios maranhenses que participam do programa ABC Cerrado, com o tema recuperação de pastagens degradadas – uma das quatro tecnologias difundidas pelo programa, desenvolvido em oito estados do Bioma Cerrado: Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins, Piauí e Maranhão.

O ABC Cerrado é fruto de uma ação conjunta entre o Ministério da Agricultura, Embrapa e SENAR. A iniciativa, que conta com investimentos do Banco Mundial, tem o intuito de disseminar práticas de agricultura de baixa emissão de carbono e ainda sensibilizar o produtor para que o investimento na sua propriedade possa obter o retorno econômico, preservando o meio ambiente.

Para participar do treinamento, a gerência de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do SENAR, selecionou 400 produtores rurais dos 672 inscritos na página da instituição. Os eleitos que atendem às exigências do programa, passam a receber em suas propriedades, assistência técnica e gerencial, que visa aumentar a produtividade em propriedades rurais.

Os municípios de Colinas, Fortuna, Presidente Dutra, São Domingos do Maranhão, Lagoa do Mato, S. João dos Patos, Chapadinha, Pastos Bons, Buriti Bravo, Codó, Mirador, Pedreiras, Caxias, Peritoró, Vargem Grande, Coroatá, S. Mateus, Bacabal, Trizidela do Vale, Poção de Pedras e Lago do Junco sediam, até novembro, os cursos que contam com a participação de aproximadamente 15 produtores por turma.

Sensibilização

Vinte técnicos de campo atuam no programa ABC Cerrado no Maranhão que além de trabalhar o foco gerencial, tem o objetivo também de estimular os produtores a aderirem à tecnologia de produção sustentável. As primeiras ações a favor da implantação do programa iniciaram no ano passado (2015), com a realização de seminários regionais de sensibilização nos municípios de Presidente Dutra e Santa Inês. Neles, participaram centenas de produtores e representantes sindicais que entenderam a metodologia do programa apresentado pelo Sistema FAEMA/SENAR.

As demais fases destacaram-se pela mobilização de produtores com perfis exigidos pelo programa e capacitação de técnicos, supervisores e instrutores, culminando com a efetivação dos produtores participantes. A parceria com os sindicatos rurais e prefeituras foi essencial em todo o processo, que desencadeou para a execução dos treinamentos dos produtores, em suas respectivas regiões.

Pedreiras

De acordo com o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (FAEMA), Raimundo Coelho, que tem acompanhado o desenvolvimento dos trabalhos nos municípios, as atividades de assistência técnica e gerencial que integram o ABC Cerrado terão continuidade no próximo ano, quando será possível perceber as mudanças oriundas do programa.

“Esperamos obter índices econômicos satisfatórios das propriedades assistidas”, disse ele após visita à turma de Pedreiras em companhia da presidente do Sindicato de Produtores Rurais, Rosemeire Freitas, do representante do prefeito, João Carlos Moreira, do secretário municipal de Agricultura, Leônidas Castro e demais convidados.

Para Rosimeire, o apoio do Sistema FAEMA/SENAR ao Sindicato local para a realização da capacitação é fundamental, dada a importância da qualificação aos produtores, bem como o fortalecimento das ações da entidade e futuramente, a efetivação de um polo do programa ABC Cerrado em Pedreiras, para dar suporte, também, aos municípios vizinhos.

“A visita do presidente foi maravilhosa porque consolidou o trabalho ora aplicado, além de conhecer na sede do sindicato o espaço onde funcionará em breve, uma unidade de apoio para os programas: ABC Cerrado, ‘Mais Produção’ do Governo do Estado em parceria com o SENAR e o Negócio Certo Rural (NCR), em parceria com o Sebrae”, destacou ela.

Assessoria de Comunicação do SENAR-MA
www.senar-ma.org.br