Logo CNA

Senar leva ações de saúde para comunidade ribeirinha de Rondônia
Calama

Serão oferecidos exames preventivos para homens e mulheres de Calama, que fica a 6 horas de barco de Porto Velho

14 de março 2019
Por Senar

Brasília (14/03/2019) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) vai oferecer exames preventivos para homens e mulheres da comunidade ribeirinha de Calama, em Rondônia, que fica a seis horas de barco da capital Porto Velho. A ação, totalmente gratuita, acontece no sábado (16), das 8h às 16h.

Serão disponibilizadas consultas odontológicas e médicas, realização de exames de Antígeno Prostático Específico (PSA) para detecção de câncer de próstata. Para as mulheres, haverá consultas ginecológicas e exames papanicolau para o diagnóstico de câncer de colo do útero.

Na programação do evento ainda haverá palestras educativas, emissão de documentos e espaço beleza para a realização de cortes de cabelos, manicure e pedicure.

As ações de promoção da saúde do homem e da mulher rural do Senar criam oportunidade de educação, informação, prevenção e diagnóstico de doenças.

Durante o evento, haverá a aplicação piloto da pesquisa Senar Saúde Rural, desenvolvida pelo Instituto CNA.

“Queremos entender o estado de saúde da população rural para subsidiar as ações do Senar com foco na prevenção, pois no Brasil ainda não há dados específicos sobre os aspectos da saúde no meio rural”, destacou a assessora técnica da Diretoria de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do Senar, Magali Eleutério.

Sobre a comunidade ribeirinha – A população de Calama é de aproximadamente 3 mil pessoas. A economia é baseada na agricultura, principalmente na produção de melancia, feijão, banana e farinha. Os produtos são distribuídos para Porto Velho e para Manaus.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas