Logo CNA

SENAR já seleciona candidatos para seu Curso Técnico em Agronegócio
Manhuacu mg 3 w 0 978015002015150611341

Os interessados devem se inscrever logo, as vagas para as provas são limitadas

8 de julho 2016
Por Senar

Em apenas quatro dias de inscrições, 2.600 candidatos já se inscreveram e disputam as 1.500 vagas oferecidas na seleção para o Curso Técnico em Agronegócio da Rede e-Tec Brasil no SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Este é o quarto processo seletivo para o curso e, desde que ele foi lançado, no final de 2014, a concorrência por vagas é cada vez maior.

As inscrições são feitas no site da rede ( http://etec.senar.org.br/ ) e vão até o próximo dia 26. No ato, o candidato deve indicar o polo que pretende frequentar e onde também prestará o exame de seleção. As provas começaram a ser aplicadas nesta sexta-feira, 8, e como são feitas no computador e aplicadas individualmente, o interessado não deve deixar para se inscrever na última hora para não correr o risco de não conseguir mais horários disponíveis. As vagas para o exame são limitadas e variam de acordo com a infraestrutura de cada local.

Por isso, é importante que o candidato fique atento as regras do edital e ao dia e hora agendados. Os conteúdos cobrados nas provas são de Matemática, Português e Conhecimentos Gerais, além de uma Redação. Para se matricular no curso a exigência é ser aprovado nesta seleção e ter o Ensino Médio completo, pois o curso, que tem a parceria e certificação do Ministério da Educação (MEC), é de nível técnico na forma subsequente.

Conteúdo rico e alta qualidade

Ninguém melhor do que os alunos para explicar a grande aprovação do Curso Técnico em Agronegócio. O mineiro Everaldo Garcia Leite Júnior é capaz de apontar vários motivos. “O curso é bem rico de conteúdo. O material didático de alta qualidade. Os professores qualificados, explicam muito bem. A gente aprende mesmo. Todos são atenciosos e o SENAR é uma instituição de grande prestígio e experiência em educação rural”.

Nascido e criado em Manhuaçu, capital mineira do café de montanhas, Everaldo vem de uma família de produtores e sempre teve um grande amor pelo campo, mas também vocação para o Marketing. Acabou optando por cursar a faculdade nessa área. Porém, quando surgiu a oportunidade de fazer o Curso Técnico em Agronegócio, não pensou duas vezes. “Decidi juntar o útil ao agradável. Estou concluindo meu curso superior este mês e vou me especializar em marketing no agronegócio, uma área com enorme potencial. O curso técnico veio somar, o mercado hoje exige mais do que conhecimento do profissional, exige qualificação. Além disso, a comodidade do curso ser semipresencial ajudou, porque pude conciliar com o trabalho em uma empresa de alimentos e as aulas na faculdade”.

O Curso Técnico em Agronegócio do SENAR é totalmente gratuito e oitenta por cento de suas aulas são a distância. O restante do currículo é preenchido por aulas presenciais nos polos de apoio e visitas técnicas a propriedades e agroindústrias, onde o aluno aprende como funciona a teoria na prática. “Nossa última visita técnica foi a uma propriedade que investe na olericultura hidropônica, cultiva alface na água – conta Everaldo. Foi muito bacana. Oitenta por cento da economia de Manhuaçu é baseada no café, então é interessante a gente conhecer projetos bem sucedidos com outras culturas”.

Everaldo acredita que a iniciativa do SENAR em levar para a região um curso de nível técnico na área do agronegócio, vai fortalecer a economia local e favorecer a geração de renda entre os pequenos produtores. “Nós estávamos muito necessitados de um curso como esse. Em Manhuaçu, oitenta por cento dos agricultores são familiares, muito carentes de informações técnicas, e agora eles têm acesso a esse conhecimento”.

Além do Distrito Federal, o Curso Técnico em Agronegócio do SENAR já é realizado nos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. E, a partir desta nova seleção, está sendo oferecido também em Mato Grosso e Pernambuco. Verifique quais polos estão com vagas abertas no link http://etec.senar.org.br/processoseletivo/

Assessoria de Comunicação do SENAR
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas