Logo CNA

SENAR Goiás lança treinamento de Manejo Integrado de Pragas
Soja 7 0 174885002015150612001

O curso visa preparar técnicos e produtores para que possam utilizar de forma correta os defensivos agrícolas

6 de abril 2016
Por Senar

Cada vez mais produtores rurais que trabalham com o uso de defensivos em lavouras estão optando por técnicas que promovam o controle adequado de pragas. Pensando nisso, além da promoção e da capacitação do trabalhador rural, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (SENAR Goiás) e a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG) lançaram nesta terça-feira (5), durante mais uma edição do Interage (sistema de webconferência), o Treinamento de Formação Profissional Rural (FPR) sobre Manejo Integrado de Pragas (MIP).

De acordo com o presidente da FAEG, José Mário Schreiner, que também preside o Conselho Administrativo do SENAR Goiás, o lançamento do treinamento é um marco a favor da capacitação e profissionalização dos produtores rurais que trabalham diariamente com defensivos. “O nosso principal objetivo é integrar conhecimento a prática diária do trabalhador rural, para que de forma correta e adequada utilize os mecanismos a favor da rentabilidade da sua produção”, destacou.

Ao dar as boas-vindas aos novos participantes, que estão divididos em duas turmas com 16 pessoas cada, Schreiner foi enfático ao afirmar que ao inserir conhecimento aos produtores, a agropecuária ficará cada vez mais forte. “O SENAR Goiás abri novas fronteiras e possibilidades para sustentar o setor em meio à crise econômica pela qual vivenciamos. Nesse momento, desejo boa sorte aos instrutores responsáveis por acompanhar e capacitar essa nova turma que abre nosso novo treinamento”, ratificou.

Objetivo do treinamento

Participando também do Interage, o gestor do departamento técnico do SENAR Goiás, Flávio Henrique Silva, destacou o objetivo do treinamento. “O Manejo Integrado de Pragas tem como objetivo preparar técnicos e produtores para que possam utilizar de forma correta os defensivos, sem danos físicos e econômicos. Tanto do ponto de vista sustentável quanto a forma correta que possa garantir a segurança alimentar da população”, disse.

O técnico adjunto do SENAR Goiás, Leonnardo Furquim, ressaltou os objetivos gerias e a metodologia do treinamento. “O nosso foco é caracterizar e discutir as bases e procedimentos de controle para desenvolver e adotar o MIP nos cultivos agrícolas de soja e milho e de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta em Goiás”, disse.

Furquim destaca também que foram realizados acompanhamentos técnicos às entidades que realizam eventos, pesquisa e extensão nas áreas de entomologia e manejo de pragas agrícolas. “A intenção foi buscar conhecimento para a elaboração de materiais instrucionais para as ações do treinamento”, disse.

O treinamento terá carga horária de 16 horas e neste primeiro treinamento terá duas turmas com 16 participantes cada, que começará nas cidades de Jataí e Cabeceiras. Na programação, o treinamento terá metodologia teórica e prática, abordando conceitos do Manejo Integrado de Praga. Além do fornecimento de matérias didáticos mais dinâmicos para serem disponibilizados aos produtores. “Através da realização do treinamento possibilitaremos a capacitação de produtores rurais na tomada de decisão do manejo adequado a se tomar com as pragas e formação de trabalhadores rurais especializados em identificação de pragas”, explicou o técnico.

MIP

O Manejo Integrado de Pragas (MIP) é uma técnica que mantém as pragas sempre abaixo do nível em que causam danos para as lavouras. O controle pode ser feito por meio de insetos - controle biológico -, uso de feromônios, retirada e queima da parte do vegetal afetada, adubação equilibrada, poda e raleio. O MIP é uma alternativa proposta pela comunidade científica para diminuir o uso de defensivos, que tornam os insetos mais resistentes e podem causar a contaminação de alimentos e do lençol freático quando aplicados indiscriminadamente.

Assessoria de Comunicação do SENAR Goiás
www.sistemafaeg.com.br

Matérias Relacionadas