Logo CNA

SENAR fecha parceria para levar boas práticas agrícolas a produtores rurais
Foto 3 w 0 330919002015150611041

Esta semana instrutores de cinco estados participam de treinamento promovido pela BASF em São Paulo

18 de agosto 2016
Por Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a BASF Brasil fecharam parceria para levar conhecimento sobre boas práticas agrícolas para produtores rurais do Paraná, Ceará, Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais. A primeira ação da parceria acontece esta semana na Estação Experimental da Basf em Santo Antônio de Posse (SP), onde 18 instrutores participam de uma capacitação ministrada por técnicos e convidados da empresa.

A capacitação de instrutores tem 30h e engloba Manejo de Resistência, Manejo Integrado de Pragas (MIP), Tecnologia de Aplicação e Boas Práticas Agrícolas.

“A capacitação está sendo muito proveitosa. O conteúdo ministrado pelos técnicos da BASF e professores convidados visa reciclar os instrutores do SENAR, para que ao capacitarem os produtores na ponta, mostrem a eles a importância do uso correto dos pesticidas, os problemas do uso incorreto relacionados ao meio ambiente e a saúde, além dos prejuízos financeiros que o produtor pode ter”, destaca a assessora técnica do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do SENAR, Ana Paula Mundim, que acompanha o treinamento em São Paulo. “Também foi abordada a conscientização sobre a importância do equipamento de proteção individual (EPI) na aplicação de defensivos agrícolas”, completa.

Aula prática.

Para o engenheiro agrônomo e instrutor do SENAR Espírito Santo, Helder Lopes Peixoto, levar boas práticas agrícolas para o produtor é de extrema importância. “Entender a tecnologia de aplicação de defensivos é fundamental para o produtor porque ela vai proporcionar a ele ferramentas de trabalho para fazer uma aplicação bem feita e eficaz. Ou seja, com a tecnologia apropriada o produtor que usa quatro ou cinco bombas numa aplicação vai diminuir o custo, o recurso natural (água) e a mão-de-obra para fazer o mesmo trabalho e, assim, conseguirá mais eficiência no uso dos defensivos agrícolas”, acredita.

Além de tecnologias de aplicação, Peixoto conta que a capacitação trouxe também novidades em outras frentes. “Observamos as novidades em recuperação de plantas em considerações de estresse devido à seca, por exemplo. E esse assunto é muito importante para nós do Espírito Santo, que estamos vivendo uma longa seca que está afetando as plantações em todo o estado.”

Visita ao laboratório de TSI (tratamento de sementes industriais) da BASF.

A intenção da BASF é atender prioritariamente os pequenos produtores de hortifrúti dos cinco estados, dando acesso à tecnologia e ensinando o manejo correto e seguro dos produtos fitossanitários para melhorar a produtividade da propriedade, explica Manoela Loli, Gerente de Marketing da empresa. “Não conseguimos alcançar esses produtores porque a produção de hortifrútis é multicultural e pulverizada. Porém, a parceria com o SENAR vai nos ajudar a chegar nesse pequeno produtor.” A capacitação de instrutores é uma reciclagem técnica, destaca Manoela, onde cada profissional vai adequar o conhecimento à sua realidade e levar ao produtor do seu estado. “Esse é um projeto piloto, mas nossa intenção é adequar o modelo com ajuda dos instrutores e realizar novas capacitações para levar informações ao produtor carente de conhecimento e promover a melhoria da área agrícola com responsabilidade.”

Assessoria de Comunicação do SENAR
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas