Logo CNA

SENAR e Sebrae realizam seminários do Negócio Certo Rural no Maranhão
Negocio certo rural riachao 17 1 0 616938002015150611901

Nessa etapa, treze municípios foram visitados

19 de abril 2016
Por Senar

Representantes da Federação de Agricultura e Pecuária do Maranhão (FAEMA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MA) percorreram diversas regiões mobilizando produtores rurais por meio de seus sindicatos e prefeituras para participarem de ações relativas ao Negócio Certo Rural (NCR).

Nessa etapa, treze municípios foram visitados: Balsas, Carolina, Riachão, Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Pastos Bons, Passagem Franca, São Pedro dos Crentes, Colinas, Paraibano, Passagem Franca, Sucupira do Norte e Fortuna. Participaram da comitiva o presidente da FAEMA, Raimundo Coelho e o gerente de Formação Profissional do SENAR-MA, Carlos Antônio Feitosa, que ao lado da analista do Sebrae em Balsas, Sandra Barcelos, ministraram palestras sobre as vantagens para o produtor ao participar do NCR.

O Negócio Certo Rural é voltado aos pequenos produtores rurais e suas famílias. Com ferramentas simples de gestão, o homem do campo aprende a desenvolver e melhor administrar a pequena propriedade rural. O programa tem 46 horas, duas delas desenvolvidas por meio de consultoria na sala de aula e outras seis, de consultoria na propriedade (de forma individual). Também é oferecido na modalidade a distância, no portal EaD SENAR. A meta no estado para este ano é trabalhar com 140 turmas formada por 30 produtores cada.

Formalização

De acordo com o presidente da FAEMA, para participar os produtores terão que possuir inscrição de formalização do tipo DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), inscrição estadual, NIF (Número de Identificação Fiscal) ou ainda CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas).

“Iniciamos as articulações em diversas regiões do estado para neste primeiro momento falarmos da importância do programa aos produtores rurais maranhenses. Começarmos por Carolina, quando tivemos o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais”, disse Raimundo Coelho, da FAEMA, ressaltando a participação em todos os municípios visitados, de representantes de sindicatos dos produtores rurais e de secretarias municipais de agricultura, em alguns casos, de prefeitos, vereadores e de outras instituições ligadas à produção rural.

Ainda de acordo com Coelho, todos entenderam a necessidade de haver capacitação, firmando com isso, compromisso de formar uma ou duas turmas de produtores que venham a entender e pôr em prática a filosofia do programa. “O NCR teve mudanças e, com isso, vimos que para o produtor participar precisa ter inscrição formal. Por essa razão, a realização dos seminários com a participação dos sindicatos e outras instituições, levando informações para em seguida, capacitá-los com gerenciamento de sua propriedade”, enfatizou ele.

Balsas

O encontro em Balsas ocorreu na sede do Sebrae. Participaram da reunião, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Valdir Zaltron juntamente com um grupo de produtores interessados em produzir mais e melhor com a inserção do NCR. Já em Loreto, as instituições parcerias receberam o apoio do presidente da Câmara Municipal, Firmino Coelho dos Santos, quando na ocasião foi acertada a realização de duas turmas, cada uma com 30 produtores.

“Foi muito bom, fizemos uma turma e, como estamos organizando a I Olimpíada Rural de Loreto, combinamos para formarmos outra turma em seguida”, disse o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Loreto, Alessandro Costa.

Assessoria de Comunicação do SENAR Maranhão
www.senar-ma.org.br

Matérias Relacionadas