Logo CNA

SENAR e Faculdade CNA apresentam novas experiências em EaD
Abre1 0 06602000 1515008768

23 de novembro 2017
Por Faculdade CNA
Por Senar

Brasília (23/11/2017) – As novas experiências do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e da Faculdade CNA na EaD foram um dos destaques da programação do primeiro dia do II Seminário de Educação a Distância, evento que começou nesta quinta-feira (23) e segue até amanhã, na sede do Sistema CNA/SENAR, em Brasília.

O painel contou com a participação da diretora de Educação Profissional e Promoção Social do SENAR, Andréa Barbosa; da coordenadora de Educação Formal do Departamento de Inovação e Conhecimento (DIC), Maria Cristina Ferreira, e da coordenadora de EaD da Faculdade CNA, Dyovanna Depolo.

Uma das principais conquistas foi a criação, neste ano, do Comitê Gestor de EaD do SENAR, formado pelas Diretorias de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) e Inovação e Conhecimento (DIC), pela Faculdade CNA e pelas Administrações Regionais do SENAR na Bahia e Santa Catarina.

Segundo Andréa, o grupo é um espaço para a construção de conhecimentos e aprofundamento de experiências, tanto internamente como em parceria com outras instituições da área de educação.

A diretora também destacou os números da EaD do SENAR – a entidade atingiu a meta estipulada de 100 mil matrículas nos 53 cursos ofertados de Formação Inicial e Continuada (FIC) a distância, em 2017 – e o reconhecimento alcançado através do Prêmio Learning e Performance Brasil, conquistado por sete anos consecutivos.

“A EaD está mudando o processo de inclusão de pessoas no setor agropecuário, dando maiores possibilidades para se aperfeiçoar e buscar conhecimento de forma mais rápida e barata. São ferramentas tecnológicas como essa que fazem a ponte entre o conhecimento e as pessoas que estão buscando aprimoramento”.

Maria Cristina Ferreira abordou o crescimento do Curso Técnico de Nível Médio em Agronegócio, oferecido pelo SENAR desde 2015. Hoje, o curso semipresencial tem mais de 10 mil alunos matriculados nos 98 polos de apoio presencial, localizados em 24 Unidades Federativas.

“Já concluímos duas turmas e temos 914 alunos formados que estão voltando para o Sistema, aplicando novas experiências e habilidades adquiridas em melhorias nos processos produtivos”.

Faculdade CNA – A coordenadora de EaD da Faculdade CNA, Dyovanna Depolo, falou sobre os cursos de extensão a distância que já são promovidos pela instituição: Assistência Técnica e Gerencial (linha pecuária) e Gestão de Pessoas.

Ela antecipou que cinco cursos de graduação a distância estão em trâmite no Ministério da Educação (MEC) e deverão ser lançados em breve. Além disso, Dyovanna ressaltou as participações da Faculdade CNA em eventos e o prêmio nacional recebido recentemente na área de melhores práticas de gestão.

“Queremos levar educação de qualidade para todo o País e fazer com que isso retorne em benefícios para o produtor rural. A ideia é utilizar a nossa capilaridade e fazer parcerias com sindicatos rurais para chegar a todas as pontas”.

A programação do seminário teve ainda uma mesa redonda sobre “A formação e o papel do tutor: presencial e a distância”, com palestras dos professores Janes Fidélis Tomelin e Rita Maria Lino Tarcia, da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), mediados por um representante do Comitê Gestor de EaD.

O evento segue amanhã (24), com as palestras “Metodologia Ativa: ensino híbrido e sala de aula invertida”, ministrada por Carlos Longo, da ABED, e “Utilização sistematizada de realidade aumentada na educação profissional”, com Bruno Duarte, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas