Notícias
SENAR-DF promove capacitação em parceria com Agrodefesa
O treinamento aconteceu em Padre Bernardo e tratou sobre o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI)
Após a constatação de situações irregulares com relação ao uso de defensivos agrícolas por parte de muitos produtores em Padre Bernardo, a Unidade Local da Agrodefesa, em parceria com a Associação de Produtores Rurais de Padre Bernardo e Mimoso de Goiás e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) promoveu um treinamento para o uso correto de equipamentos de proteção individual (EPI).
Segundo o fiscal agropecuário da Agrodefesa Luiz Henrique, é fundamental que haja no campo pessoas capacitadas, pois isso traz a responsabilidade de fazer os procedimentos de forma correta. “Além disso, a iniciativa também mostra que a Agrodefesa não está no campo como a mão punitiva governamental, mas como parceiro na luta para uma redução dos custos e riscos inerentes à atividade agropecuária, favorecendo uma agricultura mais forte e sustentável”, defende o fiscal.
Luiz Henrique comenta que muitos agricultores “não sabem e sequer imaginam o erro que cometem ao não se proteger, ao desconhecer dados sobre periculosidade do agrotóxico, sobre intervalo de segurança do produto e diversas outras informações”. Ele explica que o conhecimento sobre o produto pode fazer as pessoas repensarem sobre como utilizar o mesmo, com o mínimo de exposição extraindo o máximo de eficiência no seu uso.
O fiscal destaca que o SENAR foi convidado por possuir excelência em sua área de atuação. “A entidade repassa ao homem do campo a experiência com o foco de se aprender a fazer fazendo”, diz. Luiz Henrique acrescenta que, mesmo o SENAR sendo responsável por executar o treinamento, a Agrodefesa se fez presente no evento fornecendo assessoria necessária. “Utilizamos os equipamentos de proteção individual que é usado na Unidade Local da Agrodefesa, além de termos fornecido cartilhas e materiais, e participado da palestra ministrada no treinamento”, enumera ele.
Luiz Henrique finaliza alertando que o conhecimento sobre o defensivo agrícola pode fazer as pessoas repensarem sobre como utilizá-lo com o mínimo de exposição extraindo o máximo de eficiência no seu uso.
Também foram parceiros na realização do evento, realizado na semana passada, entidades como a Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), entre outras.
Fonte: Agrodefesa/Governo do Estado de Goiás com Assessoria de Comunicação do SENAR