Logo CNA

Senar debate políticas para a saúde masculina
Forum ser homem brasilia

Mais de 24 mil homens no campo participaram das ações de saúde preventiva do Senar entre 2017 e 2018

14 de novembro 2018
Por Senar

Brasília (14/11/2018) - O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) participou dos debates sobre a ampliação dos serviços de saúde para a população masculina no 4° Fórum Ser Homem, realizado nesta quarta (14), em Brasília.

O evento, organizado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, idealizador da campanha Novembro Azul no Brasil, reuniu gestores do setor público, profissionais e representantes de entidades ligadas à promoção da saúde para tratar sobre o tema com ênfase para o público masculino.

A coordenadora de Formação Profissional e Promoção Social do Senar, Deimiluce Fontes, apresentou as ações da instituição voltadas para o acesso à informação, prevenção e diagnóstico de doenças, possibilitando o cuidado da saúde integral do homem do campo.

“O Senar investe no acesso a informações sobre saúde preventiva para a população rural. Entre 2017 e 2018, disponibilizamos consultas, materiais informativos, palestras e exames físicos para aproximadamente 24 mil homens do campo”, afirmou.

Deimiluce destacou que o atendimento é realizado graças às parcerias entre o Senar e a Sociedade Brasileira de Urologia, Instituto Lado a Lado pela Vida, instituições de ensino e secretarias municipais de Educação, de Saúde e de Assistência Social.

Durante o Fórum Ser Homem foi formalizada uma carta de compromisso em que as instituições se propuseram a desenvolver medidas e estratégias para ampliar o acesso do homem aos serviços de saúde.

Entre os itens do documento estão a formação de gestores e trabalhadores da saúde para humanizar o atendimento ao público masculino, respeitando sua diversidade e pluralidade.

O documento também prevê a criação de mecanismos para atender as demandas na busca de melhor integração entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e seus parceiros e usuários.

“Discutir a saúde do homem de uma maneira integral é muito produtiva. Cada entidade terá a oportunidade de trabalhar o tema de uma forma mais efetiva de um trabalho em conjunto”, afirmou a presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira.

A assessora técnica da diretora de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do Senar, Magali Eleutério, também participou do evento. “É importante fazer com que o homem do campo tenha acesso aos serviços de saúde assim como o homem da cidade tem”, finalizou.

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Fotos: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas