Logo CNA

SENAR de Pernambuco capacita instrutores em mecanização agrícola
3web 0 896842002015150612241

A iniciativa prevê a qualificação da mão-de-obra especializada no estado

4 de março 2016
Por Senar

Promover a difusão de conhecimento tecnológico no campo. É com esse intuito que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (SENAR/PE) promoveu nesta semana o treinamento “Mecanização Agrícola – custo operacional” na sede da entidade e na Usina Petribu.

O consultor Josué Ferreira, especialista em mecânica e ex-professor de máquinas e motores da UFRPE conduziu a capacitação para quinze instrutores do SENAR, responsáveis pelos cursos de mecânica agrícola em todo o estado.

O treinamento abordou três temas estratégicos, Manutenção, Operação e Normas de Segurança em Máquinas. Os participantes receberam atualizações quanto ao manuseio de equipamentos como tratores - de esteira e de pneu-, retroescavadeira, pá carregadeira, patrol e colheitadeiras. Além disso, eles tiveram acesso às novidades lançadas no mercado para o segmento agropecuário.

De acordo com Ferreira, a iniciativa de “capacitar quem qualifica a mão-de-obra rural” é de grande valor para a adaptação dos produtores as novas tecnologias agrícolas, pois a falta de conhecimento sobre o maquinário, acarreta uma série de problemas, como despesas em consertos, que podem levar a perda da produção”, destacou.

O especialista disse que o uso inadequado desses equipamentos pode ocasionar graves acidentes. “Na prática, grande parte dos usuários só sabe dirigir o maquinário e, na maioria das vezes, de forma errada”, afirma Ferreira, complementando que o mau uso danifica o motor, fazendo a máquina perder força e interromper suas atividades.

A coordenadora de Treinamentos do SENAR/PE, Mônica Pimentel informou que, em Pernambuco, a produção agrícola, com maior uso de maquinário, está concentrada na Zona da Mata (com a cana-de-açúcar) e no Vale do São Francisco (com a fruticultura irrigada). “Essas regiões são as que mais demandam treinamentos em mecânica agrícola”, afirmou.

Capacitações

Em 2015, aproximadamente 600 pessoas foram capacitadas no estado cursos de mecânica agrícola. Ela ressalta que as cadeias produtivas da cana-de-açúcar e da fruticultura pertencem a um mercado altamente competitivo, em Pernambuco.

“Para corresponder às expectativas desses setores, o profissional tem que dispor de qualificação técnica atualizada, até porque, o investimento em inovação atrai aumento da produtividade e incremento da renda”, ressaltou a coordenadora.

Instrutores entusiasmados

Os instrutores Gledson Antônio e Victor José explicaram que não só os equipamentos, como os implementos estão cada vez mais modernizados. Só que isso exige mais atenção a detalhes que, são aparentemente simples, porém indispensáveis para o bom desempenho.

Eles recomendaram a importância do planejamento ds custos de operação da máquina. “Isso permite que o proprietário identifique, previamente, quanto está sendo gasto com o funcionamento”, orientou Gledson. Já o instrutor Victor acrescentou “Por não adotar procedimentos rotineiros, muitas vezes o produtor é obrigado a parar o equipamento, para realização de consertos, o que atrasa a colheita”, destaca.

Cursos

A entidade dispõe de quatro cursos gratuitos em mecânica agrícola. Destes, dois são direcionados a profissionais que já possuem alguma experiência com maquinário, que são os de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas e Manutenção de Carregadeiras de Cana-de-Açúcar. E mais dois de aprendizagem, um em Mecanização e outro em Mecânico de Manutenção de Tratores. Já estes são destinados ao público jovem iniciante.

Os interessados em participar dos treinamentos devem ligar para o departamento de cursos do Senar/PE, através do telefone (81) 3312.8966.

Assessoria de Comunicação do SENAR/PE
www.senar-pe.com.br

Matérias Relacionadas