Logo CNA

SENAR de Minas Gerais leva curso de artesanato de papel para Valadares
Artesanato papel 0 755984002015150612401

As alunas aprendem informações sobre custo/produção do trabalho artesanal

3 de fevereiro 2016
Por Senar

Teve início nesta ssemana, em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, o curso de Artesanato de Fibras Naturais para a fabricação de Peças Artesanais com papel, realizado pelo Senar Minas. O curso, também chamado de Artesanato de Papel, termina na próxima sexta-feira (5).

O treinamento tem duração de 40 horas e, durante as aulas, a turma está aprendendo a confeccionar peças de artesanato feitas com papel, desde o preparo e a seleção do papel, até a secagem e confecção das diversas peças com papel artesanal, utilizando ferramentas e processos apropriados, observando a textura e conservação.

Outro detalhe é a preparação do grude, que é feito com água e polvilho doce. O instrutor Jari Dionísio ensina ainda como fazer o acabamento e a pintura das peças. Além disso, estão sendo abordadas informações sobre custo / produção do trabalho artesanal.

“Primeiro é feito uma avaliação sobre a cultura local e depois um resgate dessa cultura e dos valores da região para que isso possa ser reproduzido por meio de desenhos, nas peças que serão confeccionais com a utilização do papel artesanal, de acordo com as orientações. Depois é feita uma análise em relação aos benefícios da produção, comparando os recursos gastos ao valor de mercado de cada peça, verificando as vantagens e desvantagens e o grau de satisfação para a comercialização dessas peças”, explicou o instrutor.

Assessoria de Comunicação do Sistema FAEMG/SENAR-MG
www.sistemafaemg.org.br

Matérias Relacionadas