Logo CNA

Senar dará Assistência Técnica e Gerencial gratuita a mais de 3 mil produtores do RS
A Te G 1 200210 200839

Lançamento aconteceu na segunda (10), em Camaquã

10 de fevereiro 2020
Por Senar

Equipe do Senar na primeira visita técnica à Granja Cariola

Brasília (10/02/2020) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) vai oferecer Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) gratuita a 3.210 produtores rurais do Rio Grande do Sul. O lançamento aconteceu na segunda (10), no Sindicato Rural de Camaquã, a 130 km de Porto Alegre.

Durante dois anos, os técnicos de campo farão visitas mensais às propriedades de bovinocultura de corte, na região de Camaquã; bovinocultura de leite, em Bento Gonçalves; ovinocultura de corte, em Pedras Altas, e agricultura anual (grãos), no município de Manoel Viana.

O acompanhamento técnico ocorre com foco no diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação profissional e avaliação sistemática dos indicadores produtivos.

Durante o evento de lançamento, o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, destacou o envolvimento do Senar/RS em oferecer soluções ao agronegócio brasileiro.

O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara

O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara

“As soluções apresentadas por nossa instituição beneficia os produtores rurais de todas as regiões brasileiras. O lançamento da Assistência Técnica e Gerencial do Senar no Rio Grande do Sul é mais uma demonstração de que o Senar, as administrações regionais e as federações estão atuando de maneira integrada”, destacou.

O objetivo da ATeG do Senar é oferecer transferência de tecnologia e melhores práticas de gestão. “Isso vai garantir que os técnicos recomendem a tecnologia adequada para cada propriedade com o intuito de melhorar a renda do produtor, pois nem sempre a tecnologia mais avançada é a mais adequada para a propriedade”, disse Carrara.

Em todas as regiões do Brasil, a ATeG do Senar já beneficiou mais de 116 mil propriedades rurais de 21 atividades agropecuárias com foco no aumento da produtividade, gerenciamento dos custos e melhoria de renda dos produtores rurais.

Segundo o presidente do Sistema Farsul/Senar-RS, Gedeão Pereira, a ATeG pode contribuir para aumentar a eficiência da agropecuária brasileira.

O presidente do Sistema Farsul/Senar-RS, Gedeão Pereira

O presidente do Sistema Farsul/Senar-RS, Gedeão Pereira

“Há cerca de 40 anos, o Brasil era importador de alimentos. Hoje o cenário é bem diferente e somos um dos maiores exportadores de alimentos do mundo. Portanto, a assistência técnica e gerencial oferece recursos para que o produtor saiba como aumentar a produtividade e gerenciar todas as atividades da propriedade”, afirmou.

Segundo o superintendente do Senar/RS, Eduardo Condorelli, existe potencial para alcançar até 10 mil produtores rurais no Rio Grande do Sul ainda neste ano, incluindo novos segmentos produtivos.

O superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli

O superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli

“A produção assistida vai ajudar o produtor a realizar o manejo de forma adequada por meio dos dados técnicos produtivos e econômicos da propriedade. Quando os ajustes no manejo não forem suficientes, os técnicos também farão a análise dos melhores investimentos e adequações tecnológicas para cada propriedade”, observou.

Após o lançamento da ATeG, no Sindicato Rural de Camaquã, a comitiva seguiu para a Granja Cariola para a primeira visita da equipe do Senar.

primeira visita técnica à Granja Cariola

primeira visita técnica à Granja Cariola

A propriedade tem área de 2 mil hectares e se dedica à produção de soja, arroz e pecuária de corte com 700 animais. O atendimento da ATeG será focado na bovinocultura de corte.

“Possuímos alguns indicadores, mas falta saber, por exemplo, o valor do custo de quilo por terneiro. A gente vai aproveitar o conhecimento que o Senar oferece, por meio de seus técnicos, para ter maior renda na propriedade e ter o controle para cada atividade da propriedade”, destacou Celso Bartz, um dos proprietários da Granja Cariola.

O evento de lançamento também contou com a presença de representantes do Conselho de Administração do Senar/RS; do secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Fernando Schwanke, de representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAG-RS) e de produtores rurais da região.

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Roberto Furtado/ Sistema Farsul
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas