Logo CNA

SENAR da Paraíba promove primeiro encontro de tutores do curso Técnico em Agronegócio
News17 0 236803002015150611031

Evento serviou para alinhar o planejamento pedagógico do semestre 2016.2 e para integração da equipe

19 de agosto 2016
Por Senar

Aproximadamente 20 tutores do curso Técnico em Agronegócio participaram do primeiro Encontro de Tutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (SENAR/PB) nesta semana. O evento, organizado pelo Departamento de Educação Formal (DEF), teve como objetivo alinhar o planejamento pedagógico do semestre 2016.2 e também serviu como atividade de integração entre os tutores e a nova equipe do departamento.

“Queríamos ouvir como os tutores estão atuando nos polos presenciais. Também discutimos aqui os tipos de aprendizagem e propusemos práticas pedagógicas para melhorar o processo ensino-aprendizagem, para beneficiar ainda mais o aluno do curso, que é nosso público-alvo”, explicou a chefe do DEF, Poliana Queiroz.

Ainda segundo ela, este encontro reuniu apenas os tutores das unidades curriculares iniciais do curso. Atividades semelhantes ainda deverão ocorrer ao longo do semestre com outros profissionais. As aulas do período 2016.2 começarão no dia 20 de agosto, nos três polos presenciais existentes no Estado, nas cidades de João Pessoa, Alagoa Grande e Campina Grande.

Formada em administração e economia, a professora Carla Araújo é tutora do programa desde a primeira turma do curso. Desde a sua formação na universidade que ela desenvolve o interesse e o conhecimento pelo agro com pesquisas sobre irrigação em assentamentos rurais e também de sustentabilidade em usinas.

Carla é responsável por três disciplinas de Gestão de Pessoas, Economia e Administração Rural e partilha essa experiência. Partilhar, inclusive, é a palavra que resume para ela o significado do encontro. “Esse contato com o SENAR foi de grande importância para que a gente possa compartilhar o que estamos vivenciando durante as disciplinas e isso ajuda a melhorar a execução do curso”, afirmou.

Rejane Ferreira também acompanhou o desenvolvimento do curso ao longo dos seus três primeiros semestres. Para ela, um dos benefícios proporcionados pela capacitação técnica em agronegócio, oferecida pelo SENAR, é a possibilidade de articular teoria e prática, que se articula à metodologia do SENAR que é a de ‘aprender a fazer fazendo’. A tutora sentia falta de um espaço como o promovido pelo Encontro e destacou a necessidade de fortalecer o sentimento de equipe.

“É um desafio muito grande ser tutora presencial. A gente sente uma responsabilidade maior, porque eu acredito muito no contato humano, na sensibilidade. A gente estimula muito a perseverança deles e nesse sentido, participar desse evento de hoje é uma oportunidade única, para partilhar a experiência dos polos. Isso é uma fonte de renovação e como equipe, nós precisamos estar juntos”, comentou Rejane.

O encerramento do evento foi feito pelo superintendente do SENAR/PB, Sérgio Martins, que destacou a formação da primeira turma do curso neste segundo semestre. “Essa é uma conquista de todos nós: do SENAR, dos gestores do curso técnico, dos tutores e dos alunos. Nós ficamos muito felizes com isso, pois serão pessoas capacitadas para fortalecer o agronegócio no Estado e formar esse tipo de profissional é a nossa missão”, concluiu.

Assessoria de Comunicação do SENAR/PB
www.senarpb.com.br

Matérias Relacionadas