Logo CNA

Senar capacita instrutores do Projeto Cadec Brasil em Minas Gerais
Whats App Image 2019 07 10 at 09 05 16 1

Iniciativa atende produtores integrados de aves e suínos

10 de julho 2019
Por Senar

Thiago Carvalho, consultor do Senar, ministra o treinamento na Faemg.

Brasília (10/07/2019) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promove de 10 a 12 de julho, em Belo Horizonte (MG), o treinamento de instrutores que vão atuar no Projeto Cadec Brasil.

O projeto atende produtores integrados de aves e suínos que pertencem às Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (CADECs), responsáveis por promover a relação entre produtores e agroindústrias.

“A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com o Senar desenvolveu o Projeto Cadec Brasil para auxiliar os produtores no entendimento da Lei dos Contratos de Integração (13.288/2016) e no processo de negociação com as agroindústrias. A iniciativa é amparada por três pilares: conexão, participação e conhecimento”, afirmou a assessora técnica da Comissão de Aves e Suínos da entidade, Ana Lígia Lenat.

Equipe do Sistema CNA/Senar que acompanha o treinamento na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg).

Equipe do Sistema CNA/Senar que acompanha o treinamento na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg).

Segundo Vilton Francisco de Assis Junior, da Diretoria de Educação Profissional e Promoção Social do Senar, ao participar dos módulos da capacitação o produtor terá acesso a ferramentas que irão melhorar o equilíbrio nas negociações com a agroindústria.

“A Lei da Integração prevê que a maior parte das decisões sobre as regras e contratos de integração deve ser feita de forma regionalizada, por isso é importante que o produtor esteja capacitado para que tenha melhores condições de negociar seus direitos e deveres”.

O treinamento está dividido em três módulos: Lei de Integração Descomplicada, Preparação e Condução de Reuniões e Técnicas de Negociação. O conteúdo ministrado é o mesmo para instrutores e produtores rurais e o curso acontece em todo o País de acordo com a demanda das Federações de Agricultura.

O Projeto Cadec Brasil proporciona uma série de benefícios aos produtores como a melhora na organização das Cadecs, do ambiente de negociação dos produtores rurais e do gerenciamento dos contratos de integração, além de fortalecimento das lideranças locais e regionais.

Os produtores interessados em participar das capacitações do projeto podem procurar a Federação de Agricultura do seu estado ou o sindicato de produtores rurais do seu município.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas