27/09/2019

Senar capacita instrutores do Programa Cadec Brasil

Brasília/DF (27/09/19) - O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveu nos dias 26 e 27 de setembro, em Brasília, o treinamento de instrutores no 4º módulo do Programa Cadec Brasil sobre gerenciamento de custos de produção.

O Cadec Brasil atende produtores integrados de aves e suínos que pertencem às Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs).

O 4º módulo é novo. Até o mês passado o programa era composto por três módulos: Lei de Integração Descomplicada, Preparação e Condução de Reuniões e Técnicas de Negociação.

“Criamos o quarto módulo para que os produtores integrados possam estar ainda mais capacitados para gerenciar os custos de produção de suas atividades e, com esses dados na mão, possam ser mais eficientes nas negociações em Cadecs com a indústria”, explicou o assessor técnico da Diretoria de Formação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do Senar, Vilton Francisco de Assis Junior.

Segundo a coordenadora do Programa no Sistema Famasul/Senar-MS, Fernanda Oliveira, após a capacitação de instrutores, será a vez de levar o treinamento em gerenciamento de custos para os produtores.

"Acredito que esse módulo é o principal porque os produtores vão fazer o levantamento das informações de custos de produção para assim poderem finalizar a negociação com a agroindústria e tentar uma remuneração melhor."

Fernanda explicou que o estado tem potencial de crescimento nas duas cadeias devido à produção de grãos. “Isso mostra que as cadeias estão migrando para o Centro-Oeste.”

Os principais benefícios do Projeto Cadec Brasil são a melhora na organização das Cadecs, do ambiente de negociação dos produtores rurais e do gerenciamento dos contratos de integração, além do fortalecimento das lideranças locais e regionais.

Participaram da capacitação instrutores de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina e Distrito Federal. O conteúdo ministrado é o mesmo para instrutores e produtores rurais e o curso acontece em todo o País, de acordo com a demanda das Federações de Agricultura.

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Wenderson Araújo
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Áreas de atuação

Aves e Suínos

Veja também