Logo CNA

SENAR Brasil e suas regionais cada vez mais próximos
Materia web 0 145640002015150611871

Programa Integra SENAR já realizou 52 visitas desde o início do ano

28 de abril 2016
Por Senar

O conceito de integração, fundamental para toda entidade que deseja se desenvolver e oferecer qualidade para o seu público, está sendo priorizado ainda mais dentro do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) desde o início deste ano. Criado para atender uma solicitação do presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Conselho Deliberativo do SENAR, João Martins, o Programa Integra SENAR segue em plena execução. O SENAR atua nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, oferecendo educação profissional, assistência técnica e ações de promoção social. Dois milhões de brasileiros do meio rural são atendidos gratuitamente, por ano.

O secretário executivo, Daniel Carrara, e 15 representantes dos vários departamentos do SENAR Brasil visitam mensalmente os Estados. O objetivo é conhecer as ações, receber demandas e auxiliar no esclarecimento de processos e execução de procedimentos, programas e projetos. Até o final de abril, 52 visitas foram realizadas. A previsão é que o número total alcance 243 durante todo o ano.

O coordenador do Integra SENAR, Mansueto Lunardi, explica que a equipe foi treinada para repassar informações gerais sobre a entidade e dar o andamento correto para as solicitações que não puderem ser atendidas prontamente durante as visitas. “Não somos fiscais e, sim, ouvidores. As duas partes estão ainda mais próximas e, dentro da nossa experiência, poderemos ajudar a encontrar soluções para os problemas do dia-a-dia deles”.

A coordenadora de Formação Inicial e Continuada (FIC), Fabiana Márcia de Rezende Yehia, já visitou quatro regionais - Distrito Federal, Goiás, Pernambuco e Amapá – e destaca que a principal vantagem do programa é esse contato pessoal que as visitas proporcionam. “O Integra SENAR permite um contato mais próximo com os técnicos. Outro ponto positivo é que podemos conhecer as condições que as regionais têm para trabalhar, assim como os recursos humanos e a estrutura que aquele estado oferece”, observa.

A possibilidade de apresentar as ações que estão sendo desenvolvidas pelo SENAR Brasil também é um dos diferenciais da iniciativa. Programas como o Saúde do Homem e a metodologia de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) têm atraído o interesse de muitas regionais. O SENAR nas Nuvens, uma ferramenta de gestão de informações criada para auxiliar as regionais nos processos da Formação Profissional Rural (FPR) e da Promoção Social (PS), também é destaque nas visitas. Atualmente, Mato Grosso, Paraíba, Alagoas, Pernambuco e Ceará utilizam o programa.

A coordenadora de Capacitação Técnica em ATeG do SENAR, Janete Lacerda de Almeida, por exemplo, esteve no Amapá depois que Fabiana tinha recebido uma demanda sobre ATeG na visita anterior realizada por ela. “Conversei com técnicos e com o superintendente, expliquei a metodologia e hoje eles estão em processo de implementação. O sentimento é que está sendo uma ação muito bem vista para a integração com o SENAR Brasil. Eles se sentem valorizados e parabenizam a ideia”, conta Janete, que já passou pelas regionais do Acre e da Paraíba também.

Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-4141
www.senar.org.br
www.facebook.com.br/SENARBrasil
www.twitter.com/SENARBrasil
www.canaldoprodutor.tv.br

Matérias Relacionadas