Logo CNA

Senar apresenta resultados do ABC Cerrado em Fórum de Paisagens Globais
GLF 1

Evento na Alemanha tratou de desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas

4 de dezembro 2018
Por Senar

Brasília (04/12/2018) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) participou nos dias 1º e 2 de dezembro do Fórum de Paisagens Globais em Bonn, na Alemanha, a convite do Banco Mundial.

O evento promovido pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) reuniu representantes dos setores público e privado para debater o tema desenvolvimento sustentável voltado ao combate das mudanças climáticas e à proteção das paisagens florestais.

A coordenadora de Projetos e Programas Especiais do Senar, Janei Cristina Resende, participou das discussões sobre o Código Florestal Brasileiro e o Manejo Sustentável da Paisagem do Bioma Cerrado, onde apresentou os resultados do Projeto ABC Cerrado e os benefícios que a iniciativa trouxe para as propriedades rurais que adotaram as tecnologias de baixa emissão de carbono.

“Conseguimos atender mais de seis mil produtores com capacitação e mais de 1,9 mil propriedades com assistência técnica e gerencial. Com isso, alcançamos excelentes benefícios para o produtor rural e o bom manejo do bioma Cerrado”, explicou Janei.

O produtor rural Klaus Pacheco Vieira também participou do evento e contou sua experiência com o ABC Cerrado. Ele é bovinocultor de corte em Brasília de Minas (MG), e inseriu técnicas de recuperação de pastagens degradadas na propriedade, tecnologia mais adotada entre os produtores que participam do Projeto.

“Fizemos a reforma das pastagens e melhoramos a produção, com melhor inserção na cadeia produtiva e retorno financeiro sem mudar a paisagem da região”, comentou Vieira.

O bovinocultor destacou ainda que a essência da economia do município é a agropecuária e o que programa ajudou os produtores a usarem as tecnologias sem grandes custos.

“Quem mora na propriedade e vive dela tem que ter retorno e isso o projeto ABC Cerrado nos propiciou, porque essas técnicas nem sempre demandam grandes recursos financeiros. Com isso, conseguimos dar continuidade a nossa atividade, respeitando o bioma e a natureza, ao mesmo tempo em que mantemos nossa sustentabilidade.”

Eles participaram ainda do painel "Reimaginando a agricultura global", parceria com o setor privado para ampliar a sustentabilidade da cadeia de suprimentos para as paisagens vivas.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte