Logo CNA

Senar apresenta Assistência Técnica e Gerencial em fórum do TCU
IMG 28112019

Diretor-geral da instituição, Daniel Carrara, mostrou como o setor rural do Nordeste será beneficiado

28 de novembro 2019
Por Senar

Brasília (28/11/2019) – O diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, apresentou as ações de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) como instrumento para a melhoria do desenvolvimento econômico e social do setor rural da região Nordeste durante o 3º Fórum Nacional do Controle do Tribunal de Contas da União (TCU).

O evento tem o objetivo de integrar as instituições de controle externo e interno, desenvolver atividades de capacitação conjuntas e disseminar boas práticas de combate à corrupção.

Carrara participou do painel “Desenvolvimento Regional: sustentabilidade e execução das politicas públicas” moderado pelo presidente do TCU, ministro José Múcio Monteiro.

“A Assistência Técnica e Gerencial do Senar alia a transferência de tecnologia e gestão da propriedade rural. Nos próximos três anos, temos a meta de atender 100 mil propriedades do Nordeste para contribuir para a transformação da realidade do Semiárido brasileiro”, destacou Daniel Carrara.

A ATeG foi desenvolvida pelo Senar há cinco anos e já beneficiou, gratuitamente, mais de 100 mil produtores rurais nas cinco regiões brasileiras. “Há casos em que o produtor rural tirava 100 litros de leite diariamente e, depois da assistência técnica e gerencial, elevou a produção para 1.500 litros por dia”, enfatizou.

A metodologia permite o gerenciamento da tecnologia aplicada e os indicadores de produtividade, metas e a capacidade de produção propriedade rural assistida.

O diretor-geral do Senar também citou exemplos bem-sucedidos de aplicação de tecnologia e gestão, como a região do Vale do São Francisco, em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), que se destaca pela produção de frutas, e a região de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães (BA), que possui alto índice de produtividade de grãos.

O painel também teve como debatedores o subchefe de Ação Governamental da Casa Civil, Marcelo Barros Gomes; a secretária de Controle Externo e Desenvolvimento Econômico do TCU, Andréia Belo, o diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Nilo Luiz Saccaro Júnior e a coordenadora do Projeto Plataforma Êxitos da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Marli Burato.

Para visualizar as palestras do primeiro dia do evento, acesse:

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas