Logo CNA

Senar anuncia apoio às famílias rurais impactadas pelo rompimento da barragem em Brumadinho
Super Acao

Projeto SuperAção Brumadinho foi anunciado em evento do Ministério da Cidadania na sexta (14)

14 de junho 2019
Por Senar

Da esquerda para a direita: o vice-presidente de secretaria da Faemg, Rodrigo Alvim; o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, o presidente da Faemg, Roberto Simões e o diretor de ATeG do Senar, Matheus Ferreira

Brasília (14/06/2019) – O projeto SuperAção Brumadinho, que levará assistência técnica e ações de educação e saúde às famílias rurais impactadas pelo rompimento da barragem no município mineiro, foi anunciado na sexta (14) durante o lançamento da Aliança Brumadinho, organizada pelo Ministério da Cidadania.

O projeto SuperAção Brumadinho envolve o Sistema CNA/Senar, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Senar Minas e beneficiará 790 famílias rurais impactadas direta e indiretamente pela tragédia em Brumadinho.

O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, acompanhou a cerimônia de lançamento da Aliança Brumadinho e destacou que o projeto será focado no resgate da cidadania para a melhora da qualidade de vida por meio de ações educacionais, produtivas e empreendedoras.

“Durante dois anos vamos oferecer assistência técnica e gerencial para a melhoria de vida dessas famílias por meio da geração de renda e melhoria de produtividade. Teremos ainda capacitações de formação profissional rural e ações de promoção social. Tudo será monitorado por indicadores para a comprovação da efetividade das nossas ações”, destacou o diretor-geral do Senar.

As famílias rurais que serão atendidas pelo Senar estão inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e estão enquadradas em situação de extrema pobreza com renda mensal de R$ 89 a R$ 178 por pessoa.

O município de Brumadinho é reconhecido como produtor de hortifrútis em Minas Gerais. Na opinião do presidente da Faemg, Roberto Simões, que também acompanhou o evento, o projeto SuperAção Brumadinho contribuirá para o resgate da economia local.

“Trata-se de um plano conjunto para a recuperação econômica da região de Brumadinho com ações voltadas principalmente para as pequenas propriedades. Por meio de acompanhamento técnico continuado, os produtores terão condições de produzir mais e melhor”, observou o presidente da Faemg.

O diretor de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Matheus Ferreira, também acompanhou o lançamento da Aliança por Brumadinho. “Vamos atuar fortemente para atender os produtores rurais impactados direta e indiretamente pelo rompimento. O Senar já vinha atuando na região, após a tragédia vamos aumentar nossos esforços principalmente para atender as famílias mais afetadas”.

Super Acao1

O evento de lançamento da Aliança por Brumadinho contou com a presença dos ministros da Cidadania, Osmar Terra, e do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. Na ocasião, foram anunciadas medidas dos governos federal, estadual e municipal e de instituições do setor privado para reerguer a atividade econômica e recuperar a autoestima da comunidade local.

Para saber mais sobre o projeto SuperAção Brumadinho, acesse: https://www.cnabrasil.org.br/n...

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: André Aneli
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas